SUBPROJETO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PREFEITURA
MUNICIPAL DE FORTALEZA/ ESCOLA MUNICIPAL VICENTE FIALHO
PROJETOS PARA O II SEMESTRE DE 2014
- PROJETO 1: “TENDA DA LEITURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA”.
1. Apresentação
O
Projeto ‘Tenda da Leitura no contexto da educação inclusiva” visa envolver e
incluir os alunos por meio de diversas experiências no universo da leitura. Com
base em observações feitas pelas bolsistas, percebeu-se a distância entre os
alunos e o mundo dos livros. Resultando
um desenvolvimento inadequado da escrita e da leitura do mesmo. O referido
projeto objetiva ainda aproximar os alunos dos livros, mostrando as
possibilidades que a leitura pode trazer, ampliando sua imaginação e os limites
de seus conhecimentos. Através de peças, dinâmicas, atividades e releituras o
aluno é estimulado a ter um contato próximo e constante com a leitura. As
atividades do projeto serão desenvolvidas por sete bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação a Docência – PIBID durante o período de 21 a 31 de julho de 2014, no turno
da manhã, na EMEIF Vicente Fialho.
2 Objetivo Geral
§
Contribuir
para o incentivo da leitura na escola
3 Objetivos Específicos
§
Despertar
o interesse dos alunos pela leitura;
§
Promover
a participação dos alunos público alvo da educação especial nas atividades de
leitura;
§
Possibilitar
aos alunos outras experiências com a leitura.
4 Metodologia
Durante o desenvolvimento do projeto será
armada uma tenda em uma sala da escola, na qual serão expostos livros e
materiais para realização das atividades de leitura. As atividades acontecerão
durante duas semanas. Para o Ensino Fundamental I (1º ao 2º ano) serão
propostas as seguintes atividades: contação de história, hora do reconto
(reconto oral ou através de desenhos). Do 3º ao 4º ano do Ensino Fundamental as
atividades consistirão em leitura livre, contação de história, reconto
apresentação de alguns gêneros textuais, construção de história e dinâmicas. A
partir do Fundamental II será realizada apresentação de alguns gêneros textuais
uma peça de teatro, leitura livre e discussão de temas abordados durante a
leitura.
5. Recursos
§
Livros
de literatura infantil e juvenil;
§
Papeis;
§
Tinta
facial;
§
Lápis de
cor;
§
Canetinhas;
§
TNT
diversas cores;
§
Texto de
Clarisse Lispector.
6. Cronograma de atividades
DIA
|
SÉRIE
|
ATIVIDADE
|
21/07/2014
|
1˚ e 2
˚ano
|
-
Contação de história (O grilo e a lua) ;
-Reconto
a partir de desenhos.
|
22/07/2014
|
3˚ Ano
|
- Contação de história a
partir de objetos;
- Leitura livre.
|
22/07/2014
|
4˚ e 5 ˚ Ano
|
- Construir história a
partir de trechos de textos;
- Leitura livre.
|
A definir com a escola.
|
6˚ (A e B) Ano
|
- Apresentação do conto de
Clarisse Lispector;
- Releitura através de
desenhos;
-Leitura Livre.
|
A definir com a escola.
|
7˚ e 8˚ Ano
|
- Peça
“Sonho de uma noite de verão”
- Discussão sobre a
temática de relacionamentos
- Leitura livre
|
7.
Resultados Pretendidos
Esperamos
que esse projeto possa contribuir para envolver todos os alunos com as
experiências de leitura, despertando assim interesses, criatividade,
imaginação, além de momentos de socialização.
- PROJETO 2: XADREZ NA ESCOLA
Conteúdo:
Xadrez é um jogo de tabuleiro
de natureza recreativa e competitiva, ele é um jogo dos mais populares do
mundo. O xadrez, por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento
sorte. A única coisa exceção, nesse caso, é o sorteio das cores no início do
jogo, já que a cor branca faz o primeiro movimento e teriam, em tese, uma
pequena vantagem por isso. O “Projeto Xadrez na Escola” em tese trabalha todos
estes aspectos, visando propiciar um desenvolvimento mental e social do
estudante. “Jean
Piaget (1896-1980), biólogo suíço, estudioso da importância do jogo como
auxiliar do processo de desenvolvimento cognitivo e social da criança. Na sua
visão, os jogos têm dupla função: consolidar os esquemas formados e dar prazer
ou equilíbrio emocional à criança.”
Objetivo:
Ø
Ensinar
para os estudantes os princípios básicos do xadrez, assim como a história, fundamentos e regras do jogo;
Ø
Promover a socialização entre os alunos através dos jogos;
Ø
A utilização do jogo de xadrez como instrumento pedagógico
e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos no
projeto. Os benefícios do jogo de
xadrez são:
·
O raciocínio lógico;
·
A ativação da concentração;
·
Desenvolve a tomada de decisões;
·
Aguça memória;
·
Trabalha a paciência
a capacidade de planejamento;
·
Aumenta a autoconfiança;
·
Proporciona o respeito ao adversário;
·
Exige responsabilidade;
·
Instiga a imaginação e a versatilidade.
Metodologia:
As atividades acontecerão na hora do recreio,
os participantes serão aquelas crianças que desejarem aprender o xadrez. Atende
os alunos de 1º a 9º ano. No primeiro dia do projeto faremos uma apresentação
com slides sobre o xadrez para incentivar as crianças a participarem do
projeto.
Ø
Primeiro
mês (Agosto):
·
Apresentação
inicial sobre o xadrez;
·
Falar um
pouco sobre a história do xadrez com a ajuda de figuras e/ou projeções de
imagens;
·
Apresentar o tabuleiro e cada peça do xadrez,
assim como, os movimentos de cada peça.
Ø Segundo mês (Setembro):
·
Ensinar as regras do xadrez e
jogadas simples;
·
Fazer demonstração de
jogadas usando as peças e o tabuleiro de xadrez;
·
Distribuir tabuleiros para os alunos jogarem na hora do
recreio;
·
Campeonato de xadrez para iniciantes;
Duração:
Ø
Serão
realizadas as atividades em duas etapas uma no mês de Agosto e outra no mês de
setembro, em horário extraclasse tendo duração de 20 minutos.
Ø
Cronograma:
do dia 4 de agosto até o dia 30 setembro, nos dias de segunda e sexta de cada
semana.
Recursos:
Ø
No
mínimo cinco tabuleiros e suas devidas peças;
Ø
Exposição
de figuras que ilustrem a história do xadrez;
Ø
Utilização
do projetor de imagens.
Referências:
MELEGARI, Eliandra M. P. P. O jogo de xadrez no estudo no ensino formal: estudo do projeto
xadrez nas escolas. Monografia de conclusão de curso (graduação em matemática
licenciatura) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007, p.
34.
SUBPROJETO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PREFEITURA
MUNICIPAL DE FORTALEZA/ ESCOLA MUNICIPAL VICENTE FIALHO
·
QUADRO:
ALUNOS BOLSISTAS DA ESCOLA MUNICIPAL VICENTE FIALHO
BOLSISTAS
|
ESCOLA
|
FORMAÇÃO
|
DIAS/BOLSA NA ESCOLA
|
SALA/N° ALUNOS INCLUSOS
|
1.
ANA PAULA MOURA
|
Vicente
Fialho
|
Estudante/ Pedagogia
|
5ª e 6ª MANHÃ
|
3ºA - MANHÃ
(2 alunos)
|
2.
FERNANDA ALVES
|
Vicente
Fialho
|
Estudante/ Pedagogia
|
5ª e 6ª MANHÃ
|
6º A - MANHÃ
(2 alunos)
|
3.
FERNANDA MATOS
|
Vicente
Fialho
|
Estudante/ Pedagogia
|
5ª e 6ª MANHÃ
|
3º A - MANHÃ
(2 alunos)
|
4.
JANAINA CASTRO
|
Vicente
Fialho
|
Estudante/ Pedagogia
|
4ª e 6ª MANHÃ
|
3º A - MANHÃ
(2 alunos)
|
5.
LAURISTELA RODRIGUES LIMA
|
Vicente
Fialho
|
Estudante/LETRAS
|
3ª e 5ª MANHÃ
|
8ª A - MANHÃ
(1 aluno)
|
6.
RAFAELLY MENEZES CHAVES
|
Vicente
Fialho
|
Estudante/LETRAS
|
3ª e 5ª MANHÃ
|
6º B - MANHÃ
(2 alunos)
|
7. ADRIANA COELHO
|
Professora efetiva da escola/ Supervisora do
PIBID
|
PEDAGOGIA COM ESPECIALIZAÇÃO EM INCLUSÃO
|
2ª a 6ª MANHÃ
|
4º A - MANHÃ
|
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