OFICINA
DA NATUREZA: Dia da Árvore e construção de um Herbário.
Autora Principal: Ana Caroline Costa Bessa
Co-Autora: Alana Cristina Maciel Matos
Orientador: Profa. Dra. Adriana Leite Limaverde Gomes
Este
trabalho desenvolveu-se na área do Subprojeto de Educação Inclusiva do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID/UFC, por duas bolsistas e
uma supervisora, em uma escola pública municipal de Fortaleza. A atividade foi
realizada em uma turma de Educação Infantil IV, onde há uma aluna com Síndrome
de Down incluída na sala de aula. A atividade objetivou a
construção de um herbário e desenvolveu-se em dois dias. No primeiro, iniciou-se a aula com uma roda de conversa,
na qual foi explicada sobre a comemoração do dia da Árvore, as partes que a
compõe e sua importância. A atividade foi desenvolvida por meio de uma
exposição oral e uso de um cartaz. Em seguida, as crianças foram divididas em
dois grupos, solicitou-se que cada grupo coletasse e selecionasse três folhas de
formas e tamanhos diferentes e, de preferência, as caídas no chão. Combinou-se
com as crianças, que elas deveriam colocar as folhas em jornais e após cinco
dias elas deveriam observar o que ocorreu com as folhas. No segundo dia, as
crianças colaram as folhas em papéis, concluindo a confecção do herbário. Destaca-se
que a atividade proporcionou curiosidade e aprendizagem de todas as crianças, e
gerou interesse para o reconhecimento das partes de uma árvore, além das
comparações das folhas (maior-menor). Conclui-se que quando são propostas
atividades significativas, as crianças se envolvem e demonstram interesse em
participar. A atividade promoveu nas crianças a necessidade de preservar as
árvores, ressalta-se que o trabalho dos grupos favoreceu a inclusão da aluna,
que contribuiu ao longo de toda a atividade.
NO MUNDO DA MATEMÁTICA: ATIVIDADE EXPLORANDO OS
NÚMEROS ATRAVÉS DO BRINCAR
Autora Principal: Ana Caroline Costa Bessa
Co-Autora: Alana Cristina Maciel Matos
Orientador: Profa. Dra. Adriana Leite Limaverde
Gomes
Este trabalho foi
desenvolvido por duas bolsistas do Subprojeto de Educação Inclusiva do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID/UFC em uma escola pública
municipal de Fortaleza. Objetiva relatar uma intervenção realizada em uma sala
de aula da Educação Infantil IV, na qual havia uma aluna que apresenta Síndrome
de Down. A metodologia teve por finalidade proporcionar às crianças a percepção
dos números em seu cotidiano através da utilização do material concreto, da
contagem oral e da brincadeira “Amarelinha”. Inicialmente as crianças foram
convidadas para uma roda de conversa onde se utilizou material concreto
(fantoches de números de 0 a 9). Em seguida, pediu-se que, uma criança por vez,
escolhesse um número e falasse algo a respeito do mesmo, relacionando ao seu
cotidiano. Posteriormente, realizou-se a brincadeira da “Amarelinha”, onde,
previamente, as bolsistas já haviam desenhado duas amarelinhas no pátio da
escola. Explicou-se a brincadeira às crianças e as mesmas iniciaram o percurso.
Tomou-se o cuidado para ocorrer sempre o diálogo com as crianças a respeito da
sequência numérica. Destaca-se que as atividades proporcionaram aprendizagem e
desenvolvimento de todos os alunos. Todos se implicaram na brincadeira,
demonstraram interesse em reconhecer os números, aceitaram as regras e
colaboraram em todos os momentos. Além disso, a produção da “Amarelinha”
resultou em mais um recurso de brincadeira a ser utilizado no horário de
recreio. Conclui-se que na brincadeira as crianças aprendem, brincam e atribuem
significado as suas aprendizagens escolares.
HISTÓRIA EM QUADRINHO: ATIVIDADE INCLUSIVA
UTILIZANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS.
Autora principal: Ana Paula Moura da Silva
Co-autora : Alana Cristina Maciel Matos
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Orientadora: Profa. Dra. Adriana Leite Limaverde
Gomes
Este
trabalho foi desenvolvido no âmbito do Subprojeto de Educação Inclusiva do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID/UFC, em uma
escola pública municipal de Fortaleza na turma do 4º ano do Ensino Fundamental
I, na qual há dois alunos com deficiência intelectual. Neste trabalho
destaca-se uma das atividades realizadas pelos bolsistas do PIBID com a
finalidade de favorecer a participação de todos os alunos. A atividade
objetivou abordar o gênero textual história em quadrinho por meio da utilização
do computador. A metodologia consistiu em uma roda de conversa com
a turma para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero
textual história em quadrinho. Em seguida realizamos uma exposição dialogada
sobre as características e os elementos comunicacionais do gênero textual. Por
fim, os alunos acessaram o site “máquina de quadrinho da turma da Mônica” para
construírem suas próprias historinhas. Como resultado, percebeu-se que os
alunos apresentaram dificuldades quanto: ao manuseio das ferramentas
tecnológicas, erros ortográficos, a sequência de pensamento na passagem de um
quadro para outro. No entanto avaliou-se que a atividade promoveu a
participação tanto dos alunos com deficiência, como aqueles sem
deficiência. Conclui-se que é preciso que os docentes ao planejar suas
aulas, organizem formas dinâmicas de apresentar o conteúdo, proponham
atividades que permitam o uso de diferentes recursos, pois estes favorecem a
apreensão do conteúdo curricular e favorece a inclusão de alunos com
deficiência.
MÚSICA COMO OBJETO DE ARTE E SUA IMPORTÂNCIA
NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
Autora principal: Ana Paula Moura da Silva
Cursos:
Licenciatura em Pedagogia e Letras
Co-autores
: Fernanda Alves de Morais Lima
Lauristela
Rodrigues Lima
Yohana Larissa Gomes Rodrigues
Orientadora:
Profa. Dra. Adriana Leite Limaverde Gomes
Este trabalho decorre de uma experiência desenvolvida por quatro
bolsistas do subprojeto de Educação Inclusiva do Programa de Bolsa de Iniciação
à Docência – PIBID. O trabalho
foi desenvolvido em uma escola pública do município da cidade de Fortaleza –
Ceará. A atividade foi realiza em uma turma do 2º ano do ensino fundamental I,
na qual há um aluno incluído que apresenta deficiência intelectual. A
atividade objetivou abordar o gênero textual história em quadrinho por meio da
utilização do computador. A metodologia consistiu em uma roda de
conversa com a turma para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o
gênero textual história em quadrinho. Em seguida realizamos uma exposição
dialogada sobre as características e os elementos comunicacionais do gênero
textual. Por fim, os alunos acessaram o site “máquina de quadrinho da turma da
Mônica” para construírem suas próprias historinhas. Como resultado,
percebeu-se que os alunos apresentaram dificuldades quanto: ao manuseio das
ferramentas tecnológicas, erros ortográficos, a sequência de pensamento na
passagem de um quadro para outro. No entanto avaliou-se que a atividade
promoveu a participação tanto dos alunos com deficiência, como aqueles sem
deficiência. Conclui-se que é preciso que os docentes ao planejar suas
aulas, organizem formas dinâmicas de apresentar o conteúdo, proponham
atividades que permitam o uso de diferentes recursos, pois estes favorecem a
apreensão do conteúdo curricular e favorece a inclusão de alunos com
deficiência.
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