Resumos de Trabalhos Apresentados


         OFICINA DA NATUREZA: Dia da Árvore e construção de um Herbário.
                                                       
Autora Principal: Ana Caroline Costa Bessa
Co-Autora: Alana Cristina Maciel Matos
Orientador: Profa. Dra. Adriana Leite Limaverde Gomes
                                                                            

Este trabalho desenvolveu-se na área do Subprojeto de Educação Inclusiva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID/UFC, por duas bolsistas e uma supervisora, em uma escola pública municipal de Fortaleza. A atividade foi realizada em uma turma de Educação Infantil IV, onde há uma aluna com Síndrome de Down incluída na sala de aula. A atividade objetivou a construção de um herbário e desenvolveu-se em dois dias. No primeiro, iniciou-se a aula com uma roda de conversa, na qual foi explicada sobre a comemoração do dia da Árvore, as partes que a compõe e sua importância. A atividade foi desenvolvida por meio de uma exposição oral e uso de um cartaz. Em seguida, as crianças foram divididas em dois grupos, solicitou-se que cada grupo coletasse e selecionasse três folhas de formas e tamanhos diferentes e, de preferência, as caídas no chão. Combinou-se com as crianças, que elas deveriam colocar as folhas em jornais e após cinco dias elas deveriam observar o que ocorreu com as folhas. No segundo dia, as crianças colaram as folhas em papéis, concluindo a confecção do herbário. Destaca-se que a atividade proporcionou curiosidade e aprendizagem de todas as crianças, e gerou interesse para o reconhecimento das partes de uma árvore, além das comparações das folhas (maior-menor). Conclui-se que quando são propostas atividades significativas, as crianças se envolvem e demonstram interesse em participar. A atividade promoveu nas crianças a necessidade de preservar as árvores, ressalta-se que o trabalho dos grupos favoreceu a inclusão da aluna, que contribuiu ao longo de toda a atividade. 



NO MUNDO DA MATEMÁTICA: ATIVIDADE EXPLORANDO OS NÚMEROS ATRAVÉS DO BRINCAR
Autora Principal: Ana Caroline Costa Bessa
Co-Autora: Alana Cristina Maciel Matos
Orientador: Profa. Dra. Adriana Leite Limaverde Gomes


Este trabalho foi desenvolvido por duas bolsistas do Subprojeto de Educação Inclusiva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID/UFC em uma escola pública municipal de Fortaleza. Objetiva relatar uma intervenção realizada em uma sala de aula da Educação Infantil IV, na qual havia uma aluna que apresenta Síndrome de Down. A metodologia teve por finalidade proporcionar às crianças a percepção dos números em seu cotidiano através da utilização do material concreto, da contagem oral e da brincadeira “Amarelinha”. Inicialmente as crianças foram convidadas para uma roda de conversa onde se utilizou material concreto (fantoches de números de 0 a 9). Em seguida, pediu-se que, uma criança por vez, escolhesse um número e falasse algo a respeito do mesmo, relacionando ao seu cotidiano. Posteriormente, realizou-se a brincadeira da “Amarelinha”, onde, previamente, as bolsistas já haviam desenhado duas amarelinhas no pátio da escola. Explicou-se a brincadeira às crianças e as mesmas iniciaram o percurso. Tomou-se o cuidado para ocorrer sempre o diálogo com as crianças a respeito da sequência numérica. Destaca-se que as atividades proporcionaram aprendizagem e desenvolvimento de todos os alunos. Todos se implicaram na brincadeira, demonstraram interesse em reconhecer os números, aceitaram as regras e colaboraram em todos os momentos. Além disso, a produção da “Amarelinha” resultou em mais um recurso de brincadeira a ser utilizado no horário de recreio. Conclui-se que na brincadeira as crianças aprendem, brincam e atribuem significado as suas aprendizagens escolares.


HISTÓRIA EM QUADRINHO: ATIVIDADE INCLUSIVA UTILIZANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS.


Autora principal: Ana Paula Moura da Silva
Co-autora :  Alana Cristina Maciel Matos
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Orientadora: Profa. Dra. Adriana Leite Limaverde Gomes



Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Subprojeto de Educação Inclusiva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID/UFC, em uma escola pública municipal de Fortaleza na turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, na qual há dois alunos com deficiência intelectual. Neste trabalho destaca-se uma das atividades realizadas pelos bolsistas do PIBID com a finalidade de favorecer a participação de todos os alunos. A atividade objetivou abordar o gênero textual história em quadrinho por meio da utilização do computador. A metodologia consistiu em uma roda de conversa com a turma para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero textual história em quadrinho. Em seguida realizamos uma exposição dialogada sobre as características e os elementos comunicacionais do gênero textual. Por fim, os alunos acessaram o site “máquina de quadrinho da turma da Mônica” para construírem suas próprias historinhas. Como resultado, percebeu-se que os alunos apresentaram dificuldades quanto: ao manuseio das ferramentas tecnológicas, erros ortográficos, a sequência de pensamento na passagem de um quadro para outro. No entanto avaliou-se que a atividade promoveu a participação tanto dos alunos com deficiência, como aqueles sem deficiência. Conclui-se que é preciso que os docentes ao planejar suas aulas, organizem formas dinâmicas de apresentar o conteúdo, proponham atividades que permitam o uso de diferentes recursos, pois estes favorecem a apreensão do conteúdo curricular e favorece a inclusão de alunos com deficiência.



   MÚSICA COMO OBJETO DE ARTE E SUA IMPORTÂNCIA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS


Autora principal: Ana Paula Moura da Silva
Cursos: Licenciatura em Pedagogia e Letras
Co-autores : Fernanda Alves de Morais Lima
Lauristela Rodrigues Lima
 Yohana Larissa Gomes Rodrigues
Orientadora: Profa. Dra. Adriana Leite Limaverde Gomes


Este trabalho decorre de uma experiência desenvolvida por quatro bolsistas do subprojeto de Educação Inclusiva do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.  O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública do município da cidade de Fortaleza – Ceará. A atividade foi realiza em uma turma do 2º ano do ensino fundamental I, na qual há um aluno incluído que apresenta deficiência intelectual. A atividade objetivou abordar o gênero textual história em quadrinho por meio da utilização do computadorA metodologia consistiu em uma roda de conversa com a turma para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero textual história em quadrinho. Em seguida realizamos uma exposição dialogada sobre as características e os elementos comunicacionais do gênero textual. Por fim, os alunos acessaram o site “máquina de quadrinho da turma da Mônica” para construírem suas próprias historinhas. Como resultado, percebeu-se que os alunos apresentaram dificuldades quanto: ao manuseio das ferramentas tecnológicas, erros ortográficos, a sequência de pensamento na passagem de um quadro para outro. No entanto avaliou-se que a atividade promoveu a participação tanto dos alunos com deficiência, como aqueles sem deficiência. Conclui-se que é preciso que os docentes ao planejar suas aulas, organizem formas dinâmicas de apresentar o conteúdo, proponham atividades que permitam o uso de diferentes recursos, pois estes favorecem a apreensão do conteúdo curricular e favorece a inclusão de alunos com deficiência.



                                          

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