Planos de Aula


                                                            PLANO DE AULA
                                                       Mês de Dezembro 2013

Área de Conhecimento: Artes
Bolsistas: Alana e Carol
Público-Alvo: Alunos do infantil IV, com idades entre 4 e 5 anos.
Temática: Natal
Objetivo Geral:
  • Conhecer a história do natal e seus símbolos.
Objetivos Específicos:
  • Verificar os saberes das crianças a respeito do natal;
  • Incentivar os valores às crianças (respeito, bondade, gentileza, entre outros);
  • Construir conjuntamente a árvore natalina da sala de aula;
  • Estimular a psicomotricidade fina;
  • Confeccionar individualmente uma guirlanda.
Metodologia

1º HORÁRIO: Roda de conversa para a explicação sobre o tema da aula, seguido pelo vídeo “O Primeiro Natal”. Logo após, as crianças explanarão sobre o que entenderam.  Discutiremos com as crianças o sentido do Natal e os elementos característicos dessa época (as mudanças que acontecem em sua casa e as propagandas das lojas e da televisão). Explicaremos sobre os símbolos natalinos e seus significados.                      Ainda na roda de conversa, realizaremos a Brincadeira da Caixa Mágica que conterá um espelho anexo dentro (quando as crianças abrirem a tampa da caixa verão os seus rostos refletidos). Explicaremos que a caixa passará na mão de cada criança e a mesma olhará o que tem dentro, mas não poderá dizer o que viu, guardando o segredo. Depois que todos olharem, perguntaremos o que tinha dentro, e após a resposta, explicaremos que todos somos um presente de Deus e que cada um de nós é muito importante. Em seguida, passaremos novamente a caixa entre os alunos, mas dessa vez ao invés de ter um espelho, terá palavras com atitudes e sentimentos bons a serem cultivados (amor, amizade, perdão, entre outros). Cada criança pegará uma palavra e com a ajuda das bolsistas descobrirá a palavra e colará no desenho de um presentinho (feito de cartolina e que será um dos enfeites apara a árvore que será confeccionada coletivamente). Depois de todas as palavras lidas, as crianças construirão a Árvore de Natal da turma, onde colarão os presentinhos já feitos, além de outros enfeites (bolinhas e estrelinhas de papel, enfeitados com cola com glitter, e tirinhas de papel laminado).

2º HORÁRIO: Relembraremos o significado de um dos símbolos natalinos: a Guirlanda. Sendo assim, convidaremos as crianças a irem para suas mesinhas, e então, cada criança produzirá a sua guirlanda (enfeitando com papel laminado e laço de fita, arrematando com barbante), com o auxílio das bolsistas. As crianças poderão levar suas guirlandas para enfeitar suas casas.

Duração da Atividade: 3 aulas de 50 min.

Recursos

Retroprojetor; Pen Drive com vídeo “O Primeiro Natal”; imagens de alguns símbolos natalinos; caixa de papelão enfeitada; espelho; papel oficio com nomes de atitudes e sentimentos bons; papel 40kg, cartolinas nas cores verde e vermelho; fita gomada; cola, papel laminado, cola com glitter, fita decorativa e barbante.

Avaliação

A avaliação se dará por meio da observação dos alunos durante a realização da atividade.


EDUCAÇÃO Infantil Criativa. Mural de Natal. 2011. Disponível em: <http://edu-infantilcriativa.blogspot.com.br/2011/11/mural-de-natal.html>. Acesso em: 06 dez. 2013.

FASHION Bubbles. Guirlandas – Saiba mais sobre esse símbolo do Natal. 2009. Disponível em: <http://www.fashionbubbles.com/festas-tematicas/guirlandas-saiba-mais-sobre-esse-simbolo-do-natal/>. Acesso em: 06 dez. 2013.


O PRIMEIRO Natal. Produção Voa Flor. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=WexHKOD0sHE>. Acesso em: 06 dez. 2013.

PARÓQUIA Nossa Senhoras das Candeias. Símbolos Natalinos. Disponível em: <http://www.paroquianossasenhoradascandeias.com/artigos/simbolos_natalinos.htm>. Acesso em: 06 dez. 2013.






PLANO DE AULA - PORTUGUÊS


ESCOLA: EMEIF VICENTE FIALHO
DATA: 25/11/13                                     
ANO: 2º A manhã                                                                                                   BOLSISTA: Ana Paula
ASSUNTO/TEMA
Contação e Reconto de História
OBJETIVO GERAL
·         Despertar nos alunos a atenção e o interesse pela leitura.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
  • Identificar personagens da história
  • Estimular a linguagem oral.
·         Estimular a expressão corporal
·         Promover a participação de todos os alunos.

CONTEÚDOS
·         Linguagem
METODOLOGIAS
·         Contação da história: “O Pescador, O Anel e O Rei.”
·         Reconto da história com dramatização
ATIVIDADES PREVISTAS
1.      Contação da história: O “Pescador, O Anel e O Rei.”
2.       Reconto da história com dramatização






10h00 - 11h
RECURSOS
 Caixa Supresa, acessórios como: chapéu ,coroa, anel, peixe e pandeiro
TEMPO
10h00 as 11h ( 1h00m)









PLANO DE AULA DE NOVEMBRO


ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa.
BOLSISTA: Lauristela Rodrigues Lima.
PUBLICO ALVO: Alunos do 6ª ano A.

TEMÁTICA: Classes gramaticais e sintaxe.

OBJETIVO GERAL: Compreender as características do substantivo, verbo, sujeito e predicado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Compreender os substantivos concretos e abstratos;
·         Identificar os verbos;
·         Compreender o conceito sobre sujeito e sua classificação;
·         Compreender o conceito de predicado;

METODOLOGIA:
Aula expositiva que será realizada com explicação sobre substantivo, verbo, sujeito e predicado. Depois os alunos farão a atividade (exercícios) em duplas, devido ao aluno incluso ainda estar em processo de alfabetização, através de uma folha xerocopiada (em anexo).

DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 1aula (50 minutos).

RECURSO:
Lousa, pincel, folha xerocopiada, figuras de jornais (pessoas famosas, animais e objetos) para ilustrar o conteúdo abordado, no caso o substantivo, ajudando os alunos na compreensão do conteúdo.

AVALIAÇÃO:
A avaliação foi diagnostica, pois serviu para identificar o nível de compreensão dos alunos sobre os conteúdos abordados, através de uma folha xerocopiada.





PLANO DE AULA
Mês de Novembro 2013

Área de Conhecimento: Ciências
Bolsistas: Alana e Carol
Público-Alvo: Alunos do infantil IV, com idades entre 4 e 5 anos.
Temática: Água.
Objetivo Geral:
  • Identificar a importância da água.
Objetivos Específicos:
  • Conhecer o ciclo da água;
  • Reconhecer a importância de economizar água.
Metodologia
A aula foi dividida em dois momentos.
1º MOMENTO: Iniciaremos com uma roda de conversa, colocaremos alguns elementos que compõem o ambiente do ciclo da água na lousa, e com a ajuda das crianças montaremos o cartaz simultaneamente com a explicação desse fenômeno. Em seguida, nos dirigiremos à cantina da escola para preparar uma gelatina, com a intenção de mostrar às crianças concretamente às fases da água: líquido (água), gasoso (vapor) e sólido (gelo), comparando-as com o ciclo do cartaz. Depois, retornaremos para a sala de aula, e novamente em uma rodinha, dialogaremos com as crianças usando algumas imagens com situações onde utilizamos a água. Procuraremos realizar uma reflexão sobre o modo correto de utilizar a água nessas atividades. Depois, as crianças assistirão ao vídeo da Turma da Mônica "Economizar Água". Logo após, distribuiremos para cada criança o desenho de uma gotinha de água, para colorirem e depois colarem num palito de picolé, finalizando um fantoche.
2º MOMENTO: Ao retornarmos do recreio, contaremos às crianças a história do livro o Rei Bigodeira e Sua Banheira, onde refletiremos sobre o brincar na hora do banho. Depois, reuniremos as crianças para a degustação da gelatina. Para finalizar, gravaremos um vídeo, onde cada criança falará sobre o que aprendeu na aula.
Duração da Atividade:  2 aulas de 50min.
Recursos
Cartolina nas cores azul escuro, azul claro e amarelo; papel madeira; papel ofício; gelatinas; água; copos descartáveis; colheres; imagens de algumas atividades onde utilizamos água; retroprojetor; Pen Drive com o vídeo “Economizar água” e com as imagens do livro “O Rei Bigodeira e Sua Banheira”; atividade xerocopiada do desenho de uma gotinha; lápis de cor; palitos de picolé; fita gomada e câmera fotográfica.
Avaliação
A avaliação se dará por meio da observação dos alunos durante a realização da atividade e pela intervenção e acompanhamento fazendo com que a criança reflita sobre a atividade proposta.
Referências
MUHLPOINTNER, M. D. Água: uso consciente x desperdício. Revista Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/sequencia-atividades-agua-uso-consciente-x-desperdicio-679622.shtml>. Acesso em: 03 nov. 2013.

TIA Alê. Dia da Água 22/03. 2011. Disponível em: <http://blogtiale.blogspot.com.br/2011/03/dia-da-agua-2203.html>. Acesso em: 03 nov. 2013.

ÁGUA! Vamos Economizar. Produção Turma Mônica. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY>. Acesso em: 03 nov. 2013.
WOOD, A.; WOOD, D. O Rei Bigodeira e Sua Banheira. 9. ed. São Paulo: Editora Ática, 2006. Disponível em <http://pt.slideshare.net/AlineCaixeta/livro-o-rei-bigodeira-e-sua-banheira>. Acesso em: 03 nov. 2013.

123RF. Ilustração - Gota de água dos desenhos animados da mascote Personagens 4. 2013. Disponível em: <http://pt.123rf.com/photo_14622648_gota-de-agua-dos-desenhos-animados-da-mascote-personagens-4.html>. Acesso em: 03 nov. 2013.






PLANO DE AULA DE NOVEMBRO


ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa.
BOLSISTA: Lauristela Rodrigues Lima.
PUBLICO ALVO: Aluno do 7ª ano.

TEMÁTICA: Conceito sobre complemento verbal.

OBJETIVO GERAL: Compreender o que é complemento verbal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Compreender e identificar os complementos verbais;
·         Saber classificar os complementos verbais em objeto direto e indireto na frase.
METODOLOGIA:
Aula expositiva será iniciada com uma indagação sobre o que discente entende por complemento, no âmbito geral, posteriormente pedi-lo para que identifique quais figuras estão completa e incompleta. Feita a classificação das figuras, daremos início à explicação sobre complemento verbal. Depois o aluno fará uma atividade com exercícios, feita através de uma folha xerocopiada.

DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 1aula(50 minutos).

RECURSO:
Alfabeto móvel, lousa, pincel, folha xerocopiada e papel 40 kg.
AVALIAÇÃO:
A avaliação foi diagnostica, pois serviu para identificar o nível de compreensão do aluno sobre o conteúdo abordado.







PLANO DE AULA - ARTES


ESCOLA: EMEIF VICENTE FIALHO
DATA: 27/09/13                                     
 ANO: 2º manhã                                                                                                        Bolsista: Ana Paula
ASSUNTO/TEMA
·         Música é arte?
OBJETIVO GERAL
  • Reconhecer a música como uma forma de arte.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
  • Conhecer a história da música;
  • Perceber diferentes sons musicais.
  • Identificar estilos de música;
  • Promover a participação.
CONTEÚDOS
Músicas tradicional e clássica.
METODOLOGIAS
  • Contação da história da música;
  • Apresentação de estilos musicais (forró; samba ,sertanejo e ópera);
  • Exposição oral e dialogada com os alunos;
  • Atividade em grupo.
ATIVIDADES PREVISTAS
  1. Contação da história da música
  2. Escuta de trechos musicais
  3. Exposição oral com apresentação de imagens de instrumentos musicais.
  4. Construção dos instrumentos musicais Kazoo e Ganzá com materiais recicláveis.

9h20 – 9h40
9h40 – 9h45
9h45 – 10h10

10h10 – 11h50


RECURSOS
Contação da história da música, aparelho de som, pendrive com os estilos musicais (forró; samba, sertanejo e ópera) e materiais recicláveis(pote de iogurte e tubo de papel higiênico).
TEMPO
9h20 as 11h50
AVALIAÇÃO DO ALUNO
Dará por meio das observações da participação dos alunos nas atividades.







PLANO DE AULA DE JUNHO

ÁREA DE CONHECIMENTO: Habilidades Básicas.
BOLSISTA: Lauristela Rodrigues Lima e Falcão Junior.
PUBLICO ALVO: Alunos do 7ª ano.

TEMÁTICA: Oficina de Orientação para o Trabalho.

OBJETIVO GERAL: Maximizar potencialidades voltadas para orientação do trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Fomentar a importância de programação do futuro no âmbito profissional;
·         Maximizar habilidades pessoais;
·         Desenvolver a autoestima e as relações interpessoais.

METODOLOGIA:
Oficina explicativa/expositiva, apresentação de slides e amostra de vídeos, estimulando discussões em sala de aula, oportunizando interação entre os alunos mediado pelo estagiário.

DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 1aula (50 minutos).

RECURSO:
Data Show e Netbook.

AVALIAÇÃO:
A participação, a interação e o envolvimento dos alunos na oficina foi excelente. Muitas perguntas surgiram e dúvidas esclarecidas através da mediação do estagiário.






PLANO DE AULA DE MAIO


ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa.
BOLSISTA: Lauristela Rodrigues Lima e Falcão Junior.
PUBLICO ALVO: Alunos do 5ª ano A.

TEMÁTICA: Letra cursiva e de forma, maiúscula e minúscula.

OBJETIVO GERAL: Emprego correto das letras maiúsculas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Diferençar letra cursiva e de forma;
·         Compreender as convenções entre maiúscula e minúscula;
·         Desenvolver uma boa leitura e escrita;

METODOLOGIA:
Aula expositiva que será realizada com explicação sobre as diferentes letras maiúscula e minúscula (cursiva e de forma). Depois os alunos farão atividades (exercícios) individuais, onde aperfeiçoarão suas compreensões mediadas através de uma folha xerocopiada (em anexo).

DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 1aula (50 minutos).

RECURSO:
Lousa, pincel, folha xerocopiada.

AVALIAÇÃO:
A avaliação foi diagnostica, pois serviu para identificar o nível de compreensão dos alunos sobre os conteúdos abordados, através de uma folha xerocopiada.






PLANO DE AULA REFERENTE AO MÊS DE ABRIL


ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa.
BOLSISTA: Lauristela Rodrigues Lima.
PUBLICO ALVO: Aluno do 7ª ano.

TEMÁTICA: Produção textual por meio de texto verbal e não-verbal.

OBJETIVO GERAL: Desenvolver habilidades de leitura, compreensão, interpretação e produção textual a fim de aperfeiçoar a comunicação oral e escrita, através de texto verbal e não-verbal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Ler, compreender e interpretar o texto verbal e não verbal.
·         Produzir pequenos textos.

METODOLOGIA:
Aula expositiva que será realizada com uma breve explicação sobre texto verbal e não- verbal, em seguida o aluno incluso fará a atividade, através de folhas xerocopiadas (em anexo).

DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 1aula(50 minutos).

RECURSO: Alfabeto móvel e folhas xerocopiadas.

AVALIAÇÃO:
A avaliação foi diagnóstica, pois serviu para identificar o nível de compreensão e de interpretação do aluno sobre o conteúdo abordado, através de folhas xerocopiadas.                                          

                                            


    PLANO DE AULA
                                             
Área de conhecimento: Português

Bolsistas: Ana Paula e Yohana Larissa
Público-Alvo: Alunos do 2° ano, com idades entre 6 e 9 anos.
Período: Abril de 2013


Objetivo Geral
Reconhecer as letras do alfabeto

Objetivo Específico
ü Desenvolvimento da coordenação motora fina.
ü Reconhecer a letra inicial do seu nome.
ü Estimular a motricidade.


Metodologia

Primeiramente pediremos para as crianças sentarem em uma roda no chão, em seguida apresentaremos a elas o livro “Bichodário” da autora Telma Guimarães, para posteriormente iniciarmos a leitura. Após a leitura, organizaremos as crianças em grupos de quatro, e entregaremos a elas, uma folha de oficio com a primeira letra do seu nome. A atividade consistirá em uma colagem com areia no espaço da letra.

Recursos

ü Lápis
ü Cola
ü Areia
ü Folhas de ofício
ü Livro “Bichodário”

Avaliação
A avaliação se dará por meio da observação da dinâmica da atividade.






PLANO DE AULA
Mês de Abril 2013


Área de Conhecimento: Artes e Português
Bolsistas: Alana e Dayanne
Público-Alvo: Alunos do infantil IV, com idades entre 4 e 5 anos.
Temática: Brinquedos
Objetivo Geral:
  • Ampliar o conhecimento sobre o acervo de brinquedos e reconhecer as letras iniciais de alguns brinquedos que apareceram na história e que serão confeccionados pelas crianças.
Objetivos Específicos:

  • Conhecer a origem de alguns brinquedos
  • Confecção de alguns brinquedos
  • Reconhecer algumas letras


Metodologia

1º DIA: Leitura do livro “Saco de brinquedos”, seguida de uma roda de conversa com a turma para sondarmos quais os brinquedos que eles conhecem e quais não conhecem, quais eles têm em casa, de quais mais gostaram, e mais alguma coisa que eles acharam interessante. Em seguida, confecção da peteca, cada criança receberá um pedaço de TNT e uma folha de jornal, pediremos que elas amassem o jornal fazendo uma bola e embrulhe o TNT em volta como um ovo de páscoa, depois chamaremos cada criança para amarra-lo. Após a confecção da peteca, apresentaremos a letra “P” e daremos alguns exemplos de nomes com essa letra, em seguida entregaremos a cada criança uma atividade xerocopiada da letra, e explicaremos que as crianças deverão fazer bolinhas de jornal velho para colar dentro da letra. Para finalizar ensinaremos como jogar com a peteca.

2º DIA: Roda de conversa para relembrar a história do livro e o que fizemos na aula passada. Produziremos um banquinho de papel, antes entregaremos uma folha de papel oficio e um giz de cera, para que todas as crianças pintem os dois lados da folha, e assim não misturar os barquinhos. Detalharemos o passo a passo da construção do barquinho, sempre os ajudando perante alguma dificuldade. Em seguida, apresentaremos a Letra “B” dando exemplos de outros nomes e entregaremos a atividade xerocopiada da letra, onde as crianças irão pintar com tinta guache.

3º DIA: Roda de conversa relembrando as atividades anteriores. Em seguida iniciaremos a produção do chocalho onde entregaremos a cada criança um rolo de papel higiênico com o fundo fechado de papel oficio e fita gomada. Chamaremos um por um para colocar as miçangas dentro, depois fecharemos o outro lado com papel ofício e fita gomada novamente. Decoraremos o chocalho com alguns desenhos de objetos e formas geométricas. Em seguida, apresentaremos a letra “C” e entregaremos uma atividade xerocopiada com a mesma, distribuiremos confetes entre as mesas para as crianças colarem dentro das letras.

Duração da Atividade: 1 aula de 50 min.
Recursos
Livro: “Saco de brinquedos”. TNT. Jornal velho. Barbante. Rolo de papel higiênico. Fita gomada. Tinta guache. Papel ofício. Lápis de cor e giz de cera. Atividades xerocopiadas.

Cronograma

19/04 – Contação de história e roda de conversa. Construção da peteca, atividade xerocopiada com a letra P;

23/04 – Construção do barquinho de papel, atividade xerocopiada com a letra B;

25/04 – Construção de chocalho, atividade xerocopiada com a letra C.

Avaliação
A avaliação se dará por meio da observação dos alunos durante a realização da atividade.

Referências bibliográficas







PLANO DE AULA
Mês de Abril 2013

Área de Conhecimento: Artes
Bolsistas: Alana e Dayanne
Público-Alvo: Alunos do infantil IV, com idades entre 4 e 5 anos.
Temática: Brinquedos
Objetivo Geral:
  • Ampliar o conhecimento sobre o acervo de vários brinquedos e reconhecer as letras iniciais dos brinquedos que apareceram na história.
Objetivos Específicos:

  • Conhecer a origem de alguns brinquedos
  • Confecção de alguns brinquedos
  • Reconhecer algumas letras


Metodologia

- Leitura do livro: “Saco de brinquedos”, seguida de uma roda de conversa com a turma para sondarmos quais os brinquedos que eles conhecem e quais eles não conhecem, quais eles têm em casa, quais mais gostaram, e mais alguma coisa que eles acharam interessante.

- Construção de alguns brinquedos.

- Atividade xerocopiada com as letras iniciais (P, C e B) dos brinquedos confeccionados.

Duração da Atividade: 1 aula de 50 min.
Recursos
Livro: “Saco de brinquedos”. TNT. Jornal velho. Barbante. Rolo de papel higiênico. Fita gomada. Tinta. Papel ofício. Lápis de cor e giz de cera. Atividades xerocopiadas.

Cronograma

18/04 – Contação de história e roda de conversa;

19/04 – Construção da peteca, atividade xerocopiada com a letra P;

23/04 – Construção de chocalho, atividade xerocopiada com a letra C;

25/04 – Construção do barquinho de papel, atividade xerocopiada com a letra B;

26/04 – Exposição do brinquedo preferido de cada criança e dos brinquedos construídos.






PLANO DE AULA DE JANEIRO


ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa.
BOLSISTA: Lauristela Rodrigues Lima.
PUBLICO ALVO: Alunos do 6ª ano A.

TEMÁTICA: Ortografia.

OBJETIVO GERAL: Compreender o uso das letras “J e G”; “S,SS , Z, e Ç”; “P e B”;“X e CH”.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Compreender o uso das letras “J e G”; “S, SS, Z, e Ç”; “P e B”;“X e CH” e identifica-las nas palavras.

METODOLOGIA:
A atividade será realizada no laboratório de informática, primeiramente com uma explicação sobre as letras (“J e G”; “S, SS , Z, e Ç”; “P e B”;“X e CH” ), e posteriormente, o aluno fará a atividade (exercício com preenchimento de lacunas com as letras que faltam e cruzadinha. Sendo que as palavras estarão relacionadas a figuras).   Atividade retirada do site: websmed.portalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades.educativas.htm

DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 1aula(50 minutos).

RECURSO:
Computador e atividade retirada do site.

AVALIAÇÃO:
A avaliação foi diagnostica, pois serviu para identificar o nível de compreensão do aluno sobre o conteúdo abordado, através de uma atividade retirada do site websmed.portalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades.educativas.htm







Nenhum comentário:

Postar um comentário