RELATÓRIOS 2012
AGOSTO
PROJETO
PIBID - UFC / SUBPROJETO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA 2012
EMEIF
VICENTE FIALHO
RELATÓRIO
A EMEIF Vicente Fialho
recebeu duas bolsistas, Yohana Larissa e Lauristela, muito embora a última
tenha chegado uma semana depois do início do projeto devido problemas de
horários do seu curso na UFC.
Fizemos uma pequena
apresentação das bolsistas na sala dos professores para que todo grupo escolar
pudesse tomar ciência da presença delas nas dependências da escola.
Visitamos as salas de aula
com alunos inclusos, sendo 1 aluno
no 1º ano, 1 aluno no 3º Ano, 2 alunos no 4º ano e 1
aluno no 6º Ano e visitamos também a sala de AEE.
Conversamos sobre
possíveis atividades lúdicas que poderiam ser desenvolvidas como jogos
pedagógicos, musicalização, contação de histórias, produções textuais e etc.,
assim como a leitura do projeto que nos foi enviado, surgindo assim nossas
dúvidas quanto ao aluno do 6º ano, pois foi percebido que uma sensibilização
seria importante para que outras atividades sugeridas pudessem ser aplicadas
com a participação de todos na turma.
Infelizmente ainda não foi
possível a lotação de uma substituta, mas a direção da escola compreendeu, de
forma amigável, a minha necessidade de sair de sala sempre que necessário.
Concluo reforçando e
parabenizando a participação ativa e a desenvoltura das bolsistas em todo
processo de observação dos alunos, e seu envolvimento durante as atividades
aplicadas em minha sala de aula, pois tenho dois alunos inclusos.
Atenciosamente,
Adriana Lima Alves Coelho.
PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA
SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Relatório Mensal das Atividades
Escola: EMEIF Vicente Fialho
Mês/Ano: Agosto/2012
Relação Nominal dos Alunos Bolsistas:
Yohana Gomes Rodrigues
Lauristela Rodrigues Lima
Supervisora:
Adriana Lima Alves
Coelho
Durante
o mês de agosto nós fizemos a observação de cinco alunos com deficiência, são
eles: K, aluna da 4º ano, que tem deficiência intelectual e apresenta um quadro
de esquizofrenia, mas que é controlada através da medicação; E, aluno do 4º ano, possui deficiência intelectual leve; D, aluno
do 3º ano, possui Síndrome de Down; I, aluno do 6º ano, possui paralisia
cerebral, está em processo de alfabetização, e o R, aluno do 1º ano, possui
deficiência intelectual e não é alfabetizado. Todas as observações feitas sobre
os alunos citados anteriormente, foram realizadas tanto em sala de aula como no
intervalo. Todos os cinco alunos com deficiência tem uma boa socialização com
os demais alunos, aliás, é uma característica da própria escola. Através das
nossas observações com alunos com deficiência, constatamos problemas
relacionados à aprendizagem em todos eles, a diferença é que uns apresentam um grau
de dificuldade maior que outros, como por exemplo, o R que não tem coordenação
motora e não tem muito discernimento das coisas, devido a sua deficiência
intelectual.
Não foi realizado nenhum projeto ou atividades
durante o mês de agosto, somente observações em sala e no intervalo, pois ainda
estávamos conhecendo o ambiente escolar e esperando completar o quadro dos bolsistas
na escola.
Em
setembro todos os bolsistas, juntamente com a Supervisora Adriana Alves,
desenvolverão um pequeno projeto para a Semana de Inclusão, que irá ocorrer na
escola nos dia 24/09, 26/09 e 28/09, intitulado Projeto Sem Limites, que será
realizado na acolhida dos alunos. Na referida semana realizaremos atividades de
contação de história, apresentação de cartazes feitos pelos alunos da escola
sobre o que eles entendem de educação inclusiva, brincadeiras com cones, com “vendas
para os olhos” etc. Com o objetivo de propiciar aos alunos, de maneira lúdica,
a vivência de quem é portador de deficiências. O Projeto Superando Limites tem
como objetivo promover a conscientização e a participação de toda a comunidade
escolar, tais como: docentes, discentes e os pais, sobre o que é educação inclusiva,
de uma maneira simples e bem didática.
P.S.
No mês de agosto o quadro de bolsistas ainda não estava completo, daí o motivo
do nome de apenas duas bolsistas. Atualmente o quadro se encontra completo,
facilitando assim a interação e participação de todos nas atividades propostas.
SETEMBRO
PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA
SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Relatório Mensal das Atividades
Escola: EMEIF Vicente Fialho
Mês/Ano: Setembro/2012
Relação Nominal dos alunos
bolsistas:
Alana Cristina Maciel
Matos
Ana Paula Moura da
Silva
Dayanne Régis Freitas
Marinho
Francisco Carlos Falcão
Júnior
Lauristela Rodrigues Lima
Yohana Gomes Rodrigues
Supervisora:
Adriana Lima Alves
Coelho
Durante
o mês de setembro, realizamos atividades de integração através do projeto
“Superando Limites”, tais como: contação de história através de fantoches
baseada no livro “Meu Amigo Down”, circuito com obstáculos, confecção de
desenhos e cartazes embasados no tema inclusão. Durante a realização do
projeto, percebemos um grande interesse das crianças pelo assunto e também
mostraram disponibilidade para a realização das atividades.
Desenvolvemos
no mês de setembro o projeto “Superando Limites” que aconteceu nos dias 24, 26
e 28, durante a acolhida da escola, apresentando a toda a comunidade escolar,
como forma de sensibilizar e sinalizar, sobre a importância e o que é Inclusão
num contexto escolar.
Desenvolvimento/Outubro:
Este projeto é referente ao mês da criança (ainda sem nome). Tem como objetivo
promover a interação e integração dos educandos dentro da interdisciplinaridade,
na qual trabalharemos de forma lúdica o universo das brincadeiras antigas e a
construção de brinquedos com materiais recicláveis. O projeto será desenvolvido
durante duas semanas: a primeira destinada a brincadeiras e jogos antigos e a
segunda a construção de brinquedos confeccionados pelos próprios alunos, no
horário do recreio do fundamental I e II. Durante o recreio ficarão três “ilhas”
com atividades diferentes acontecendo simultaneamente, organizadas e
acompanhadas por dois bolsistas do PIBID, no intuito de possibilitar aos
educandos uma vivência diferente saindo do contexto dos brinquedos eletrônicos
e/ou brincadeiras agressivas.
OUTUBRO
Relatório Mensal das Atividades
Escola: EMEIF Vicente Fialho
Mês/Ano: Outubro/2012
Relação Nominal dos alunos
bolsistas:
Alana Cristina Maciel
Matos
Ana Paula Moura da
Silva
Dayanne Regis Freitas
Marinho
Francisco Carlos Falcão
Junior
Lauristela Rodrigues
lima
Yohana Gomes Rodrigues
Supervisora:
Adriana Lima Alves
Coelho
No mês outubro, nos dias
22, 24, 26, 29 e 31 realizamos o projeto “Brincadeiras Antigas não Saem de Moda”,
referente ao mês das crianças, no qual foram aplicadas atividades lúdicas e
interdisciplinares, através do resgate de brincadeiras antigas e da construção
de brinquedos com materiais recicláveis. Durante a aplicação do projeto as
crianças demostraram muita interesse em participar da brincadeira da forca,
carimba, amarelinha, bandeira, quente ou frio e cabra-cega. Permaneceram
motivados na construção de brinquedos feitos com materiais recicláveis
juntamente com as crianças, boliche, jogo de argolas, vai e vem, peteca, dominó
de cores e bilboquê. Para o fundamental II foi realizado o campeonato de dama,
onde se observou a interação e interesse dos alunos no jogo. Todas essas
atividades do projeto foram realizadas no horário do intervalo do fundamental I
e II. Concluímos com a premiação de uma caixa de chocolate ao aluno que vencer
o campeonato de dama, e fechamos o projeto com a doação dos brinquedos
confeccionados a escola para a permanência da prática educativa na hora dos
intervalos.
Em
novembro iniciaremos a observação e acompanhamento do planejamento de sala de
aula junto aos professores, na busca de intervenções adequadas para um melhor
desempenho e qualidade de vida para o aluno no processo de inclusão da escola
que estamos desenvolvendo.
NOVEMBRO
Relatório Mensal das Atividades
Escola: EMEIF Vicente Fialho
Mês/Ano: Novembro/2012
Relação Nominal dos alunos
bolsistas:
Alana Cristina Maciel
Matos
Ana Paula Moura da
Silva
Dayanne Régis Freitas
Marinho
Francisco Carlos Falcão
Júnior
Lauristela Rodrigues Lima
Yohana Gomes Rodrigues
Supervisora:
Adriana Lima Alves
Coelho
DAYANNE E YOHANA (1º ano) – Durante o mês de Novembro foram realizadas
observações em sala, algumas intervenções com relação às atividades propostas
pela professora e o estudo do plano de aula.
ALANA E PAULA (4° ano) - Durante
o mês de novembro, realizamos algumas observações agora na sala de aula que
vamos atuar. Auxiliamos a professora em seu planejamento, já que ela assumiu a
turma agora. Também visitamos a sala
de AEE, para olhar os relatórios das crianças inclusas.
LAURISTELA (6º
ano) – Durante o mês de novembro realizei observações na
turma do sexto ano, nas aulas de matemática e português.
FALCÃO (3º ano) - Iniciei o primeiro tempo com uma apresentação e
acolhida, desenvolvemos uma atividade de construção de regras para socialização
e familiarização dos discentes para comigo. Segundo tempo, foi de observação em
sala de aula, acompanhando o aluno Daniel em algumas atividades, explorando
seus conhecimentos e realizando algumas intervenções referentes à atividade da
professora.
Projetos desenvolvidos (informem
quais os projetos realizados, o período, as atividades decorrentes dos
projetos, etc, se não desenvolveram projetos em novembro, justifiquem que
estavam ainda conhecendo a realidade).
DAYANNE E YOHANA (1º ano) – Dentro das atividades planejadas previamente pela
professora, elaboramos alguns recursos para que a criança incluída pudesse
realizá-las. Mas encontramos dificuldades com relação ao plano do PAIC, ele já
vem pronto para a professora e ele vai executando de acordo com a necessidade,
o que tornou nossa intervenção um pouco confusa.
ALANA E PAULA (4° ano) – Não conseguimos desenvolver nenhum projeto em sala
de aula, pois fomos à última escola a conseguir uma substituta para nossa
supervisora. Mesmo assim desenvolvemos duas atividades, uma na disciplina de
matemática (revisão de soma no QVL) e outra na disciplina de português
(produção textual como “feedback” de uma atividade desenvolvida pela professora
de sala, sobre a construção de cartazes realizada pelas crianças).
LAURISTELA (6º ano) – Nos mês de novembro continuei com as observações,
embora não tenha realizado nenhuma atividade em sala, mas ajudei o aluno incluso
em suas atividades na sala de aula.
FALCÃO (3º ano) - Esse período foi possível me aproximar dos alunos e
acompanhá-los mais de perto. Daniel
falta bastante, pois tem muito sono pela manhã. Essa indisposição ocasiona sua
ausência de sala de aula, por algumas vezes, na semana impossibilitando desenvolver
o trabalho nesses dias.
Encaminhamentos (informem o que
pretendem realizar no próximo mês, as ações etc).
DAYANNE E YOHANA (1º ano) – Pretendemos realizar no mês de dezembro um projeto
elaborado por nós denominado “Canção e Contação” cujo objetivo é a inserção
efetiva da criança incluída na aula através da introdução de músicas e
histórias relacionadas ao tema dado pela professora na sala de aula.
ALANA E PAULA (4° ano) – Desenvolveremos no mês de dezembro um projeto da
área de português, cujo foco é o desenvolvimento da leitura e da escrita a
partir dos gêneros textuais.
LAURISTELA (6º ano) – Já com o acesso ao planejamento da professora de
Português, desenvolverei uma atividade que funcionará como revisão, pois os
alunos estão com muita dificuldade no entendimento de substantivo,
principalmente substantivo concreto e abstrato, e sujeito e predicado.
FALCÃO (3º ano) – Nas observações pude perceber o que mais chama
atenção de Daniel são as atividades onde a música (ouvir e dançar) e a pintura
(cores) são trabalhadas. Dentro dessa realidade a intervenção será feita junto
à disciplina de português, trabalhando os encontros consonantais, escutando e
relacionando letra (escrita) e música (áudio). Toda a intervenção será
desenvolvida junto ao planejamento, dentro e fora de sala de aula, no pátio e
no laboratório de informática.
DEZEMBRO
Relatório Mensal das Atividades
Escola: EMEIF Vicente Fialho
Mês/Ano: Dezembro/2012
Relação Nominal dos alunos
bolsistas:
Alana Cristina Maciel
Matos
Ana Paula Moura da
Silva
Dayanne Régis Freitas
Marinho
Francisco Carlos Falcão
Júnior
Lauristela Rodrigues Lima
Yohana Gomes Rodrigues
Supervisora:
Adriana Lima Alves
Coelho
DAYANNE E YOHANA (1º ano) – Foi observado que a criança incluída, apresenta
sérios problemas de limites, que ao ser confrontado ou contrariado, ele reage
com a agressão. Outro ponto também observado, foi que ao receber comandos
diferentes ao que lhe são habituais, lhe causa estranheza, mas ao persistimos
com os novos comandos, o incentivando a ser mais autônomo, estimulando a
realizar atividades, ele realizou as atividades mostrando-se aberto aos
incentivos, e foi notado que com a colocação de limites, ele responde muito
melhor a tudo o que foi proposto em sala de aula e fora dela.
ALANA E PAULA (4° ano) – Aproveitando os festejos do mês de Dezembro
auxiliamos a professora com a construção dos presépios e as pinturas de
mandalas.
LAURISTELA (6º
ano) – Durante o
mês dezembro continuei fazendo algumas observações e realizei atividades.
FALCÃO (3º ano) – Durante todo o mês de dezembro fiz observações e
algumas atividades de pintura com o aluno Daniel (incluído). Usamos também a
prancha para saber seu nível de desenvolvimento.
DAYANNE E YOHANA (1º ano) – Durante o início do mês de Dezembro, continuamos com
as observações em sala de aula e com algumas intervenções, com relação ao
projeto “Canção e Contação” não foi possível a sua execução, pois após a
primeira semana do mês a professora da sala entrou de licença médica e os
alunos ficaram sem vir para as aulas.
ALANA E PAULA (4° ano) – Iniciamos o estudo dos gêneros textuais pelo
bilhete. Apresentamos em PowerPoint as estruturas desse gênero. E para fixar o
conhecimento pedimos para as crianças produzirem um bilhete convidando um
coleguinha para a confraternização do Natal.
LAURISTELA (6º ano) – Durante
o mês de dezembro dei continuidade às observações e realizei atividades com os
alunos, contendo os seguintes conteúdos: substantivo, verbo, sujeito e
predicado, realizados nas aulas de Língua Portuguesa, na qual todos os alunos
participaram e obtiveram êxito nas atividades.
FALCÃO (3º ano) – A temática da atividade era a união. A escola está
trabalhando com a temática paz. Realizamos uma atividade com toda a turma
trabalhando em grupos. Houve dificuldade no controle da turma por ser numerosa.
Encaminhamentos (informem o que
pretendem realizar no próximo mês, as ações etc).
DAYANNE E YOHANA (1º ano) – No mês de janeiro pretendemos executar o projeto
“Canção e Contação” e continuar com as observações, com o intuito de otimizar a
interação da criança incluída com a sala.
ALANA E PAULA (4° ano) – Infelizmente, o mês de Dezembro foi muito corrido e
não tivemos oportunidade de ver o planejamento do mês de Janeiro da professora.
Mas, pretendemos continuar o trabalho com os gêneros textuais, abordando suas
estruturas através de atividades.
LAURISTELA (6º ano) – No mês de janeiro será o mês das avaliações
bimestrais, portanto, serão realizadas atividades que funcionará como revisão
para a prova bimestral, contendo os seguintes conteúdos: sujeito, predicado e
adjunto adnominal. Na qual essas atividades serão desenvolvidas tanto na sala
de aula como no laboratório de informática, fazendo uso do recurso tecnológico,
que funcionará como suporte para o desenvolvimento do aluno incluso, já que
este se identifica com o computador.
FALCÃO (3º ano) – Próximo mês será desenvolvido uma atividade através
de música, voltada para a disciplina de português para revisão das provas do
primeiro bimestre. O aluno Daniel é extremamente tocado por qualquer gênero
musical em especial as músicas do Michael Jackson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário