domingo, 17 de agosto de 2014

PROJETOS PARA O II SEMESTRE DE 2014



                                                                                                                                                                                                                                              
SUBPROJETO EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA/ ESCOLA MUNICIPAL VICENTE FIALHO
PROJETOS PARA O II SEMESTRE DE 2014
  • PROJETO 1:  “TENDA DA LEITURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA”.

1. Apresentação
O Projeto ‘Tenda da Leitura no contexto da educação inclusiva” visa envolver e incluir os alunos por meio de diversas experiências no universo da leitura. Com base em observações feitas pelas bolsistas, percebeu-se a distância entre os alunos e o  mundo dos livros. Resultando um desenvolvimento inadequado da escrita e da leitura do mesmo. O referido projeto objetiva ainda aproximar os alunos dos livros, mostrando as possibilidades que a leitura pode trazer, ampliando sua imaginação e os limites de seus conhecimentos. Através de peças, dinâmicas, atividades e releituras o aluno é estimulado a ter um contato próximo e constante com a leitura. As atividades do projeto serão desenvolvidas por sete bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID durante o período de 21 a 31 de julho de 2014, no turno da manhã,  na EMEIF Vicente Fialho.

2 Objetivo Geral
§  Contribuir para o incentivo da leitura na escola
3 Objetivos Específicos
§  Despertar o interesse dos alunos pela leitura;
§  Promover a participação dos alunos público alvo da educação especial nas atividades de leitura;
§  Possibilitar aos alunos outras experiências com a leitura.
4 Metodologia
Durante o desenvolvimento do projeto será armada uma tenda em uma sala da escola, na qual serão expostos livros e materiais para realização das atividades de leitura. As atividades acontecerão durante duas semanas. Para o Ensino Fundamental I (1º ao 2º ano) serão propostas as seguintes atividades: contação de história, hora do reconto (reconto oral ou através de desenhos). Do 3º ao 4º ano do Ensino Fundamental as atividades consistirão em leitura livre, contação de história, reconto apresentação de alguns gêneros textuais, construção de história e dinâmicas. A partir do Fundamental II será realizada apresentação de alguns gêneros textuais uma peça de teatro, leitura livre e discussão de temas abordados durante a leitura.
5. Recursos
§  Livros de literatura infantil e juvenil;
§  Papeis;
§  Tinta facial;
§  Lápis de cor;
§  Canetinhas;
§  TNT diversas cores;
§  Texto de Clarisse Lispector.

6. Cronograma de atividades
DIA
SÉRIE
 ATIVIDADE
21/07/2014
1˚ e 2 ˚ano
- Contação de história (O grilo e a lua) ;
-Reconto a partir de desenhos.
22/07/2014
3˚ Ano
- Contação de história a partir de objetos;
- Leitura livre.

22/07/2014
4˚ e 5 ˚ Ano
- Construir história a partir de trechos de textos;
- Leitura livre.
A definir com a escola.
6˚ (A e B) Ano
- Apresentação do conto de Clarisse Lispector;
- Releitura através de desenhos;
-Leitura Livre.
A definir com a   escola.

e 8˚ Ano
 - Peça “Sonho de uma noite de verão”
- Discussão sobre a temática de relacionamentos
- Leitura livre

7.  Resultados Pretendidos
Esperamos que esse projeto possa contribuir para envolver todos os alunos com as experiências de leitura, despertando assim interesses, criatividade, imaginação, além de momentos de socialização. 




  • PROJETO 2:  XADREZ NA ESCOLA
Conteúdo:
Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva, ele é um jogo dos mais populares do mundo. O xadrez, por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte. A única coisa exceção, nesse caso, é o sorteio das cores no início do jogo, já que a cor branca faz o primeiro movimento e teriam, em tese, uma pequena vantagem por isso. O “Projeto Xadrez na Escola” em tese trabalha todos estes aspectos, visando propiciar um desenvolvimento mental e social do estudante. “Jean Piaget (1896-1980), biólogo suíço, estudioso da importância do jogo como auxiliar do processo de desenvolvimento cognitivo e social da criança. Na sua visão, os jogos têm dupla função: consolidar os esquemas formados e dar prazer ou equilíbrio emocional à criança.”
Objetivo:
Ø  Ensinar para os estudantes os princípios básicos do xadrez, assim como a história, fundamentos e regras do jogo;
Ø  Promover a socialização entre os alunos através dos jogos;
Ø  A utilização do jogo de xadrez como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos no projeto. Os benefícios do jogo de xadrez são:
·         O raciocínio lógico; 
·         A ativação da concentração;
·         Desenvolve a tomada de decisões; 
·         Aguça memória; 
·         Trabalha a paciência  a capacidade de planejamento; 
·         Aumenta a autoconfiança; 
·         Proporciona o respeito ao adversário;
·         Exige responsabilidade;
·         Instiga a imaginação e a versatilidade.
Metodologia:
As atividades acontecerão na hora do recreio, os participantes serão aquelas crianças que desejarem aprender o xadrez. Atende os alunos de 1º a 9º ano. No primeiro dia do projeto faremos uma apresentação com slides sobre o xadrez para incentivar as crianças a participarem do projeto.




Ø  Primeiro mês (Agosto):
·         Apresentação inicial sobre o xadrez;
·         Falar um pouco sobre a história do xadrez com a ajuda de figuras e/ou projeções de imagens;
·          Apresentar o tabuleiro e cada peça do xadrez, assim como, os movimentos de cada peça.

Ø  Segundo mês (Setembro):
·          Ensinar as regras do xadrez e jogadas simples;
·          Fazer demonstração de jogadas usando as peças e o tabuleiro de xadrez;
·         Distribuir tabuleiros para os alunos jogarem na hora do recreio;
·         Campeonato de xadrez para iniciantes;

Duração:
Ø  Serão realizadas as atividades em duas etapas uma no mês de Agosto e outra no mês de setembro, em horário extraclasse tendo duração de 20 minutos.
Ø  Cronograma: do dia 4 de agosto até o dia 30 setembro, nos dias de segunda e sexta de cada semana.

Recursos:
Ø  No mínimo cinco tabuleiros e suas devidas peças;
Ø  Exposição de figuras que ilustrem a história do xadrez;
Ø  Utilização do projetor de imagens.
Referências:
MELEGARI, Eliandra M. P. P. O jogo de xadrez no estudo no ensino formal: estudo do projeto xadrez nas escolas. Monografia de conclusão de curso (graduação em matemática licenciatura) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007, p. 34.





                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
SUBPROJETO EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA/ ESCOLA MUNICIPAL VICENTE FIALHO
·         QUADRO: ALUNOS BOLSISTAS DA ESCOLA MUNICIPAL VICENTE FIALHO
BOLSISTAS
ESCOLA
FORMAÇÃO
DIAS/BOLSA NA ESCOLA
SALA/N° ALUNOS INCLUSOS
1.                  ANA PAULA     MOURA
Vicente Fialho
Estudante/ Pedagogia
5ª e 6ª MANHÃ
3ºA - MANHÃ
(2 alunos)
2.                  FERNANDA ALVES
Vicente Fialho
Estudante/ Pedagogia
5ª e 6ª MANHÃ
6º A - MANHÃ
(2 alunos)
3.                  FERNANDA MATOS
Vicente Fialho
Estudante/ Pedagogia
5ª e 6ª MANHÃ
3º A - MANHÃ
(2 alunos)
4.      JANAINA CASTRO
Vicente Fialho
Estudante/ Pedagogia
4ª e 6ª MANHÃ
3º A - MANHÃ
(2 alunos)
5.      LAURISTELA RODRIGUES LIMA
Vicente Fialho
Estudante/LETRAS
3ª e 5ª MANHÃ
8ª A - MANHÃ
(1 aluno)
6.      RAFAELLY MENEZES CHAVES
Vicente Fialho
Estudante/LETRAS
3ª e 5ª MANHÃ
6º B - MANHÃ
(2 alunos)
7. ADRIANA COELHO
 Professora efetiva da escola/ Supervisora do PIBID
PEDAGOGIA COM ESPECIALIZAÇÃO EM INCLUSÃO
2ª a 6ª MANHÃ
4º A - MANHÃ

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