quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

RELATÓRIOS MENSAIS

RELATÓRIOS 2012


AGOSTO


PROJETO PIBID - UFC / SUBPROJETO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA 2012
EMEIF VICENTE FIALHO
RELATÓRIO

A EMEIF Vicente Fialho recebeu duas bolsistas, Yohana Larissa e Lauristela, muito embora a última tenha chegado uma semana depois do início do projeto devido problemas de horários do seu curso na UFC.
Fizemos uma pequena apresentação das bolsistas na sala dos professores para que todo grupo escolar pudesse tomar ciência da presença delas nas dependências da escola.
Visitamos as salas de aula com alunos inclusos, sendo 1 aluno no 1º ano, 1  aluno no 3º Ano, 2 alunos no 4º ano e 1 aluno no 6º Ano e visitamos também a sala de AEE.
Conversamos sobre possíveis atividades lúdicas que poderiam ser desenvolvidas como jogos pedagógicos, musicalização, contação de histórias, produções textuais e etc., assim como a leitura do projeto que nos foi enviado, surgindo assim nossas dúvidas quanto ao aluno do 6º ano, pois foi percebido que uma sensibilização seria importante para que outras atividades sugeridas pudessem ser aplicadas com a participação de todos na turma.
Infelizmente ainda não foi possível a lotação de uma substituta, mas a direção da escola compreendeu, de forma amigável, a minha necessidade de sair de sala sempre que necessário.
Concluo reforçando e parabenizando a participação ativa e a desenvoltura das bolsistas em todo processo de observação dos alunos, e seu envolvimento durante as atividades aplicadas em minha sala de aula, pois tenho dois alunos inclusos.
Atenciosamente,

Adriana Lima Alves Coelho.



PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA
SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Relatório Mensal das Atividades

Escola: EMEIF Vicente Fialho
Mês/Ano: Agosto/2012
Relação Nominal dos Alunos Bolsistas:
Yohana Gomes Rodrigues
Lauristela Rodrigues Lima
Supervisora:
Adriana Lima Alves Coelho


Durante o mês de agosto nós fizemos a observação de cinco alunos com deficiência, são eles: K, aluna da 4º ano, que tem deficiência intelectual e apresenta um quadro de esquizofrenia, mas que é controlada através da medicação; E, aluno do 4º ano, possui deficiência intelectual leve; D, aluno do 3º ano, possui Síndrome de Down; I, aluno do 6º ano, possui paralisia cerebral, está em processo de alfabetização, e o R, aluno do 1º ano, possui deficiência intelectual e não é alfabetizado. Todas as observações feitas sobre os alunos citados anteriormente, foram realizadas tanto em sala de aula como no intervalo. Todos os cinco alunos com deficiência tem uma boa socialização com os demais alunos, aliás, é uma característica da própria escola. Através das nossas observações com alunos com deficiência, constatamos problemas relacionados à aprendizagem em todos eles, a diferença é que uns apresentam um grau de dificuldade maior que outros, como por exemplo, o R que não tem coordenação motora e não tem muito discernimento das coisas, devido a sua deficiência intelectual.    
         
Não foi realizado nenhum projeto ou atividades durante o mês de agosto, somente observações em sala e no intervalo, pois ainda estávamos conhecendo o ambiente escolar e esperando completar o quadro dos bolsistas na escola.

Em setembro todos os bolsistas, juntamente com a Supervisora Adriana Alves, desenvolverão um pequeno projeto para a Semana de Inclusão, que irá ocorrer na escola nos dia 24/09, 26/09 e 28/09, intitulado Projeto Sem Limites, que será realizado na acolhida dos alunos. Na referida semana realizaremos atividades de contação de história, apresentação de cartazes feitos pelos alunos da escola sobre o que eles entendem de educação inclusiva, brincadeiras com cones, com “vendas para os olhos” etc. Com o objetivo de propiciar aos alunos, de maneira lúdica, a vivência de quem é portador de deficiências. O Projeto Superando Limites tem como objetivo promover a conscientização e a participação de toda a comunidade escolar, tais como: docentes, discentes e os pais, sobre o que é educação inclusiva, de uma maneira simples e bem didática.    
P.S. No mês de agosto o quadro de bolsistas ainda não estava completo, daí o motivo do nome de apenas duas bolsistas. Atualmente o quadro se encontra completo, facilitando assim a interação e participação de todos nas atividades propostas.

SETEMBRO


PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA
SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Relatório Mensal das Atividades

Escola: EMEIF Vicente Fialho
Mês/Ano: Setembro/2012
Relação Nominal dos alunos bolsistas:
Alana Cristina Maciel Matos
Ana Paula Moura da Silva
Dayanne Régis Freitas Marinho
Francisco Carlos Falcão Júnior
Lauristela Rodrigues Lima
Yohana Gomes Rodrigues

Supervisora:
Adriana Lima Alves Coelho


Durante o mês de setembro, realizamos atividades de integração através do projeto “Superando Limites”, tais como: contação de história através de fantoches baseada no livro “Meu Amigo Down”, circuito com obstáculos, confecção de desenhos e cartazes embasados no tema inclusão. Durante a realização do projeto, percebemos um grande interesse das crianças pelo assunto e também mostraram disponibilidade para a realização das atividades.  
         
Desenvolvemos no mês de setembro o projeto “Superando Limites” que aconteceu nos dias 24, 26 e 28, durante a acolhida da escola, apresentando a toda a comunidade escolar, como forma de sensibilizar e sinalizar, sobre a importância e o que é Inclusão num contexto escolar.

Desenvolvimento/Outubro: Este projeto é referente ao mês da criança (ainda sem nome). Tem como objetivo promover a interação e integração dos educandos dentro da interdisciplinaridade, na qual trabalharemos de forma lúdica o universo das brincadeiras antigas e a construção de brinquedos com materiais recicláveis. O projeto será desenvolvido durante duas semanas: a primeira destinada a brincadeiras e jogos antigos e a segunda a construção de brinquedos confeccionados pelos próprios alunos, no horário do recreio do fundamental I e II. Durante o recreio ficarão três “ilhas” com atividades diferentes acontecendo simultaneamente, organizadas e acompanhadas por dois bolsistas do PIBID, no intuito de possibilitar aos educandos uma vivência diferente saindo do contexto dos brinquedos eletrônicos e/ou brincadeiras agressivas.

OUTUBRO

Relatório Mensal das Atividades

Escola: EMEIF Vicente Fialho
Mês/Ano: Outubro/2012
Relação Nominal dos alunos bolsistas:
Alana Cristina Maciel Matos
Ana Paula Moura da Silva
Dayanne Regis Freitas Marinho
Francisco Carlos Falcão Junior
Lauristela Rodrigues lima
Yohana Gomes Rodrigues
Supervisora:
Adriana Lima Alves Coelho


No mês outubro, nos dias 22, 24, 26, 29 e 31 realizamos o projeto “Brincadeiras Antigas não Saem de Moda”, referente ao mês das crianças, no qual foram aplicadas atividades lúdicas e interdisciplinares, através do resgate de brincadeiras antigas e da construção de brinquedos com materiais recicláveis. Durante a aplicação do projeto as crianças demostraram muita interesse em participar da brincadeira da forca, carimba, amarelinha, bandeira, quente ou frio e cabra-cega. Permaneceram motivados na construção de brinquedos feitos com materiais recicláveis juntamente com as crianças, boliche, jogo de argolas, vai e vem, peteca, dominó de cores e bilboquê. Para o fundamental II foi realizado o campeonato de dama, onde se observou a interação e interesse dos alunos no jogo. Todas essas atividades do projeto foram realizadas no horário do intervalo do fundamental I e II. Concluímos com a premiação de uma caixa de chocolate ao aluno que vencer o campeonato de dama, e fechamos o projeto com a doação dos brinquedos confeccionados a escola para a permanência da prática educativa na hora dos intervalos.

Em novembro iniciaremos a observação e acompanhamento do planejamento de sala de aula junto aos professores, na busca de intervenções adequadas para um melhor desempenho e qualidade de vida para o aluno no processo de inclusão da escola que estamos desenvolvendo. 


NOVEMBRO

Relatório Mensal das Atividades

Escola: EMEIF Vicente Fialho
Mês/Ano: Novembro/2012
Relação Nominal dos alunos bolsistas:
Alana Cristina Maciel Matos
Ana Paula Moura da Silva
Dayanne Régis Freitas Marinho
Francisco Carlos Falcão Júnior
Lauristela Rodrigues Lima
Yohana Gomes Rodrigues

Supervisora:
Adriana Lima Alves Coelho


DAYANNE E YOHANA (1º ano) – Durante o mês de Novembro foram realizadas observações em sala, algumas intervenções com relação às atividades propostas pela professora e o estudo do plano de aula.
ALANA E PAULA (4° ano) - Durante o mês de novembro, realizamos algumas observações agora na sala de aula que vamos atuar. Auxiliamos a professora em seu planejamento, já que ela assumiu a turma agora. Também visitamos a sala de AEE, para olhar os relatórios das crianças inclusas.
LAURISTELA (6º ano)Durante o mês de novembro realizei observações na turma do sexto ano, nas aulas de matemática e português.
FALCÃO (3º ano) - Iniciei o primeiro tempo com uma apresentação e acolhida, desenvolvemos uma atividade de construção de regras para socialização e familiarização dos discentes para comigo. Segundo tempo, foi de observação em sala de aula, acompanhando o aluno Daniel em algumas atividades, explorando seus conhecimentos e realizando algumas intervenções referentes à atividade da professora.

Projetos desenvolvidos (informem quais os projetos realizados, o período, as atividades decorrentes dos projetos, etc, se não desenvolveram projetos em novembro, justifiquem que estavam ainda conhecendo a realidade).
DAYANNE E YOHANA (1º ano) – Dentro das atividades planejadas previamente pela professora, elaboramos alguns recursos para que a criança incluída pudesse realizá-las. Mas encontramos dificuldades com relação ao plano do PAIC, ele já vem pronto para a professora e ele vai executando de acordo com a necessidade, o que tornou nossa intervenção um pouco confusa.
ALANA E PAULA (4° ano) – Não conseguimos desenvolver nenhum projeto em sala de aula, pois fomos à última escola a conseguir uma substituta para nossa supervisora. Mesmo assim desenvolvemos duas atividades, uma na disciplina de matemática (revisão de soma no QVL) e outra na disciplina de português (produção textual como “feedback” de uma atividade desenvolvida pela professora de sala, sobre a construção de cartazes realizada pelas crianças).
LAURISTELA (6º ano) – Nos mês de novembro continuei com as observações, embora não tenha realizado nenhuma atividade em sala, mas ajudei o aluno incluso em suas atividades na sala de aula.
FALCÃO (3º ano) - Esse período foi possível me aproximar dos alunos e acompanhá-los mais de perto.  Daniel falta bastante, pois tem muito sono pela manhã. Essa indisposição ocasiona sua ausência de sala de aula, por algumas vezes, na semana impossibilitando desenvolver o trabalho nesses dias. 

Encaminhamentos (informem o que pretendem realizar no próximo mês, as ações etc).
DAYANNE E YOHANA (1º ano) – Pretendemos realizar no mês de dezembro um projeto elaborado por nós denominado “Canção e Contação” cujo objetivo é a inserção efetiva da criança incluída na aula através da introdução de músicas e histórias relacionadas ao tema dado pela professora na sala de aula.
ALANA E PAULA (4° ano) – Desenvolveremos no mês de dezembro um projeto da área de português, cujo foco é o desenvolvimento da leitura e da escrita a partir dos gêneros textuais.
LAURISTELA (6º ano) – Já com o acesso ao planejamento da professora de Português, desenvolverei uma atividade que funcionará como revisão, pois os alunos estão com muita dificuldade no entendimento de substantivo, principalmente substantivo concreto e abstrato, e sujeito e predicado.
FALCÃO (3º ano) – Nas observações pude perceber o que mais chama atenção de Daniel são as atividades onde a música (ouvir e dançar) e a pintura (cores) são trabalhadas. Dentro dessa realidade a intervenção será feita junto à disciplina de português, trabalhando os encontros consonantais, escutando e relacionando letra (escrita) e música (áudio). Toda a intervenção será desenvolvida junto ao planejamento, dentro e fora de sala de aula, no pátio e no laboratório de informática. 


DEZEMBRO


Relatório Mensal das Atividades

Escola: EMEIF Vicente Fialho
Mês/Ano: Dezembro/2012
Relação Nominal dos alunos bolsistas:
Alana Cristina Maciel Matos
Ana Paula Moura da Silva
Dayanne Régis Freitas Marinho
Francisco Carlos Falcão Júnior
Lauristela Rodrigues Lima
Yohana Gomes Rodrigues

Supervisora:
Adriana Lima Alves Coelho


DAYANNE E YOHANA (1º ano) – Foi observado que a criança incluída, apresenta sérios problemas de limites, que ao ser confrontado ou contrariado, ele reage com a agressão. Outro ponto também observado, foi que ao receber comandos diferentes ao que lhe são habituais, lhe causa estranheza, mas ao persistimos com os novos comandos, o incentivando a ser mais autônomo, estimulando a realizar atividades, ele realizou as atividades mostrando-se aberto aos incentivos, e foi notado que com a colocação de limites, ele responde muito melhor a tudo o que foi proposto em sala de aula e fora dela.
ALANA E PAULA (4° ano) – Aproveitando os festejos do mês de Dezembro auxiliamos a professora com a construção dos presépios e as pinturas de mandalas.
LAURISTELA (6º ano) – Durante o mês dezembro continuei fazendo algumas observações e realizei atividades.
FALCÃO (3º ano) – Durante todo o mês de dezembro fiz observações e algumas atividades de pintura com o aluno Daniel (incluído). Usamos também a prancha para saber seu nível de desenvolvimento.

DAYANNE E YOHANA (1º ano) – Durante o início do mês de Dezembro, continuamos com as observações em sala de aula e com algumas intervenções, com relação ao projeto “Canção e Contação” não foi possível a sua execução, pois após a primeira semana do mês a professora da sala entrou de licença médica e os alunos ficaram sem vir para as aulas.

ALANA E PAULA (4° ano) – Iniciamos o estudo dos gêneros textuais pelo bilhete. Apresentamos em PowerPoint as estruturas desse gênero. E para fixar o conhecimento pedimos para as crianças produzirem um bilhete convidando um coleguinha para a confraternização do Natal.
LAURISTELA (6º ano)Durante o mês de dezembro dei continuidade às observações e realizei atividades com os alunos, contendo os seguintes conteúdos: substantivo, verbo, sujeito e predicado, realizados nas aulas de Língua Portuguesa, na qual todos os alunos participaram e obtiveram êxito nas atividades.
FALCÃO (3º ano) – A temática da atividade era a união. A escola está trabalhando com a temática paz. Realizamos uma atividade com toda a turma trabalhando em grupos. Houve dificuldade no controle da turma por ser numerosa.

Encaminhamentos (informem o que pretendem realizar no próximo mês, as ações etc).
DAYANNE E YOHANA (1º ano) – No mês de janeiro pretendemos executar o projeto “Canção e Contação” e continuar com as observações, com o intuito de otimizar a interação da criança incluída com a sala.
ALANA E PAULA (4° ano) – Infelizmente, o mês de Dezembro foi muito corrido e não tivemos oportunidade de ver o planejamento do mês de Janeiro da professora. Mas, pretendemos continuar o trabalho com os gêneros textuais, abordando suas estruturas através de atividades.
LAURISTELA (6º ano) – No mês de janeiro será o mês das avaliações bimestrais, portanto, serão realizadas atividades que funcionará como revisão para a prova bimestral, contendo os seguintes conteúdos: sujeito, predicado e adjunto adnominal. Na qual essas atividades serão desenvolvidas tanto na sala de aula como no laboratório de informática, fazendo uso do recurso tecnológico, que funcionará como suporte para o desenvolvimento do aluno incluso, já que este se identifica com o computador.
FALCÃO (3º ano) – Próximo mês será desenvolvido uma atividade através de música, voltada para a disciplina de português para revisão das provas do primeiro bimestre. O aluno Daniel é extremamente tocado por qualquer gênero musical em especial as músicas do Michael Jackson.




Nenhum comentário:

Postar um comentário