PLANO
DE AULA
Mês
de Dezembro 2013
Área
de Conhecimento: Artes
Bolsistas:
Alana
e Carol
Público-Alvo:
Alunos
do infantil IV, com idades entre 4 e 5 anos.
Temática:
Natal
Objetivo Geral:
- Conhecer a história do natal e seus símbolos.
Objetivos Específicos:
- Verificar os saberes das crianças a respeito do natal;
- Incentivar os valores às crianças (respeito, bondade, gentileza, entre outros);
- Construir conjuntamente a árvore natalina da sala de aula;
- Estimular a psicomotricidade fina;
- Confeccionar individualmente uma guirlanda.
Metodologia
1º HORÁRIO: Roda de conversa para a explicação sobre o
tema da aula, seguido pelo vídeo “O Primeiro Natal”. Logo após, as crianças
explanarão sobre o que entenderam.
Discutiremos com as crianças o sentido do Natal e os elementos
característicos dessa época (as mudanças que acontecem em sua casa e as
propagandas das lojas e da televisão). Explicaremos sobre os símbolos natalinos
e seus significados.
Ainda na roda de conversa, realizaremos a Brincadeira da Caixa Mágica
que conterá um espelho anexo dentro (quando as crianças abrirem a tampa da
caixa verão os seus rostos refletidos). Explicaremos que a caixa passará na mão
de cada criança e a mesma olhará o que tem dentro, mas não poderá dizer o que
viu, guardando o segredo. Depois que todos olharem, perguntaremos o que tinha
dentro, e após a resposta, explicaremos que todos somos um presente de Deus e
que cada um de nós é muito importante. Em seguida, passaremos novamente a caixa
entre os alunos, mas dessa vez ao invés de ter um espelho, terá palavras com
atitudes e sentimentos bons a serem cultivados (amor, amizade, perdão, entre
outros). Cada criança pegará uma palavra e com a ajuda das bolsistas descobrirá
a palavra e colará no desenho de um presentinho (feito de cartolina e que será
um dos enfeites apara a árvore que será confeccionada coletivamente). Depois de
todas as palavras lidas, as crianças construirão a Árvore de Natal da turma,
onde colarão os presentinhos já feitos, além de outros enfeites (bolinhas e
estrelinhas de papel, enfeitados com cola com glitter, e tirinhas de papel laminado).
2º HORÁRIO: Relembraremos o significado de um dos símbolos
natalinos: a Guirlanda. Sendo assim, convidaremos as crianças a irem para suas
mesinhas, e então, cada criança produzirá a sua guirlanda (enfeitando com papel
laminado e laço de fita, arrematando com barbante), com o auxílio das
bolsistas. As crianças poderão levar suas guirlandas para enfeitar suas casas.
Duração
da Atividade: 3 aulas de 50 min.
Recursos
Retroprojetor;
Pen Drive com vídeo “O Primeiro Natal”; imagens de alguns símbolos natalinos;
caixa de papelão enfeitada; espelho; papel oficio com nomes de atitudes e
sentimentos bons; papel 40kg, cartolinas nas cores verde e vermelho; fita
gomada; cola, papel laminado, cola com glitter,
fita decorativa e barbante.
Avaliação
A avaliação se dará por meio da observação dos
alunos durante a realização da atividade.
Referências
EDUCAÇÃO Infantil Criativa. Mural de Natal. 2011. Disponível em:
<http://edu-infantilcriativa.blogspot.com.br/2011/11/mural-de-natal.html>.
Acesso em: 06 dez. 2013.
FASHION Bubbles. Guirlandas – Saiba mais sobre esse símbolo do Natal. 2009. Disponível em: <http://www.fashionbubbles.com/festas-tematicas/guirlandas-saiba-mais-sobre-esse-simbolo-do-natal/>. Acesso em: 06 dez. 2013.
O PRIMEIRO Natal. Produção
Voa Flor. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=WexHKOD0sHE>.
Acesso em: 06 dez. 2013.
PARÓQUIA Nossa Senhoras
das Candeias. Símbolos Natalinos.
Disponível em: <http://www.paroquianossasenhoradascandeias.com/artigos/simbolos_natalinos.htm>.
Acesso em: 06 dez. 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário