sábado, 16 de novembro de 2013

O natal e seus símbolos



PLANO DE AULA
Mês de Dezembro 2013
Área de Conhecimento: Artes
Bolsistas: Alana e Carol
Público-Alvo: Alunos do infantil IV, com idades entre 4 e 5 anos.
Temática: Natal
Objetivo Geral:
  • Conhecer a história do natal e seus símbolos.
Objetivos Específicos:
  • Verificar os saberes das crianças a respeito do natal;
  • Incentivar os valores às crianças (respeito, bondade, gentileza, entre outros);
  • Construir conjuntamente a árvore natalina da sala de aula;
  • Estimular a psicomotricidade fina;
  • Confeccionar individualmente uma guirlanda.
Metodologia

1º HORÁRIO: Roda de conversa para a explicação sobre o tema da aula, seguido pelo vídeo “O Primeiro Natal”. Logo após, as crianças explanarão sobre o que entenderam.  Discutiremos com as crianças o sentido do Natal e os elementos característicos dessa época (as mudanças que acontecem em sua casa e as propagandas das lojas e da televisão). Explicaremos sobre os símbolos natalinos e seus significados.                      Ainda na roda de conversa, realizaremos a Brincadeira da Caixa Mágica que conterá um espelho anexo dentro (quando as crianças abrirem a tampa da caixa verão os seus rostos refletidos). Explicaremos que a caixa passará na mão de cada criança e a mesma olhará o que tem dentro, mas não poderá dizer o que viu, guardando o segredo. Depois que todos olharem, perguntaremos o que tinha dentro, e após a resposta, explicaremos que todos somos um presente de Deus e que cada um de nós é muito importante. Em seguida, passaremos novamente a caixa entre os alunos, mas dessa vez ao invés de ter um espelho, terá palavras com atitudes e sentimentos bons a serem cultivados (amor, amizade, perdão, entre outros). Cada criança pegará uma palavra e com a ajuda das bolsistas descobrirá a palavra e colará no desenho de um presentinho (feito de cartolina e que será um dos enfeites apara a árvore que será confeccionada coletivamente). Depois de todas as palavras lidas, as crianças construirão a Árvore de Natal da turma, onde colarão os presentinhos já feitos, além de outros enfeites (bolinhas e estrelinhas de papel, enfeitados com cola com glitter, e tirinhas de papel laminado).

2º HORÁRIO: Relembraremos o significado de um dos símbolos natalinos: a Guirlanda. Sendo assim, convidaremos as crianças a irem para suas mesinhas, e então, cada criança produzirá a sua guirlanda (enfeitando com papel laminado e laço de fita, arrematando com barbante), com o auxílio das bolsistas. As crianças poderão levar suas guirlandas para enfeitar suas casas.
Duração da Atividade: 3 aulas de 50 min.

Recursos
Retroprojetor; Pen Drive com vídeo “O Primeiro Natal”; imagens de alguns símbolos natalinos; caixa de papelão enfeitada; espelho; papel oficio com nomes de atitudes e sentimentos bons; papel 40kg, cartolinas nas cores verde e vermelho; fita gomada; cola, papel laminado, cola com glitter, fita decorativa e barbante.

Avaliação

A avaliação se dará por meio da observação dos alunos durante a realização da atividade.

Referências
EDUCAÇÃO Infantil Criativa. Mural de Natal. 2011. Disponível em: <http://edu-infantilcriativa.blogspot.com.br/2011/11/mural-de-natal.html>. Acesso em: 06 dez. 2013.

FASHION Bubbles. Guirlandas – Saiba mais sobre esse símbolo do Natal. 2009. Disponível em: <http://www.fashionbubbles.com/festas-tematicas/guirlandas-saiba-mais-sobre-esse-simbolo-do-natal/>. Acesso em: 06 dez. 2013.


O PRIMEIRO Natal. Produção Voa Flor. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=WexHKOD0sHE>. Acesso em: 06 dez. 2013.

PARÓQUIA Nossa Senhoras das Candeias. Símbolos Natalinos. Disponível em: <http://www.paroquianossasenhoradascandeias.com/artigos/simbolos_natalinos.htm>. Acesso em: 06 dez. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário