segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A importância da água - Plano de Aula



PLANO DE AULA
Mês de Novembro 2013
Área de Conhecimento: Ciências
Bolsistas: Alana e Carol
Público-Alvo: Alunos do infantil IV, com idades entre 4 e 5 anos.
Temática: Água.
Objetivo Geral:
  • Identificar a importância da água.
Objetivos Específicos:
  • Conhecer o ciclo da água;
  • Reconhecer a importância de economizar água.
Metodologia
A aula foi dividida em dois momentos.
1º MOMENTO: Iniciaremos com uma roda de conversa, colocaremos alguns elementos que compõem o ambiente do ciclo da água na lousa, e com a ajuda das crianças montaremos o cartaz simultaneamente com a explicação desse fenômeno. Em seguida, nos dirigiremos à cantina da escola para preparar uma gelatina, com a intenção de mostrar às crianças concretamente às fases da água: líquido (água), gasoso (vapor) e sólido (gelo), comparando-as com o ciclo do cartaz. Depois, retornaremos para a sala de aula, e novamente em uma rodinha, dialogaremos com as crianças usando algumas imagens com situações onde utilizamos a água. Procuraremos realizar uma reflexão sobre o modo correto de utilizar a água nessas atividades. Depois, as crianças assistirão ao vídeo da Turma da Mônica "Economizar Água". Logo após, distribuiremos para cada criança o desenho de uma gotinha de água, para colorirem e depois colarem num palito de picolé, finalizando um fantoche.
2º MOMENTO: Ao retornarmos do recreio, contaremos às crianças a história do livro o Rei Bigodeira e Sua Banheira, onde refletiremos sobre o brincar na hora do banho.

Depois, reuniremos as crianças para a degustação da gelatina. Para finalizar, gravaremos um vídeo, onde cada criança falará sobre o que aprendeu na aula.
Duração da Atividade:  2 aulas de 50min.
Recursos
Cartolina nas cores azul escuro, azul claro e amarelo; papel madeira; papel ofício; gelatinas; água; copos descartáveis; colheres; imagens de algumas atividades onde utilizamos água; retroprojetor; Pen Drive com o vídeo “Economizar água” e com as imagens do livro “O Rei Bigodeira e Sua Banheira”; atividade xerocopiada do desenho de uma gotinha; lápis de cor; palitos de picolé; fita gomada e câmera fotográfica.
Avaliação
A avaliação se dará por meio da observação dos alunos durante a realização da atividade e pela intervenção e acompanhamento fazendo com que a criança reflita sobre a atividade proposta.
Referências
MUHLPOINTNER, M. D. Água: uso consciente x desperdício. Revista Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/sequencia-atividades-agua-uso-consciente-x-desperdicio-679622.shtml>. Acesso em: 03 nov. 2013.

TIA Alê. Dia da Água 22/03. 2011. Disponível em: <http://blogtiale.blogspot.com.br/2011/03/dia-da-agua-2203.html>. Acesso em: 03 nov. 2013.

ÁGUA! Vamos Economizar. Produção Turma Mônica. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY>. Acesso em: 03 nov. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário