PLANO DE AULA
Mês de Novembro 2013
Área de Conhecimento: Ciências
Bolsistas: Alana e Carol
Público-Alvo: Alunos do infantil IV, com idades entre 4 e 5
anos.
Temática: Água.
Objetivo Geral:
- Identificar a importância da água.
Objetivos Específicos:
- Conhecer o ciclo da água;
- Reconhecer a importância de economizar água.
Metodologia
A aula foi dividida em
dois momentos.
1º MOMENTO: Iniciaremos
com uma roda de conversa, colocaremos alguns elementos que compõem o
ambiente do ciclo da água na lousa, e com a ajuda das crianças montaremos o
cartaz simultaneamente com a explicação desse fenômeno. Em seguida, nos
dirigiremos à cantina da escola para preparar uma gelatina, com a intenção de
mostrar às crianças concretamente às fases da água: líquido (água), gasoso
(vapor) e sólido (gelo), comparando-as com o ciclo do cartaz. Depois,
retornaremos para a sala de aula, e novamente em uma rodinha, dialogaremos com
as crianças usando algumas imagens com situações onde utilizamos a água.
Procuraremos realizar uma reflexão sobre o modo correto de utilizar a água
nessas atividades. Depois, as crianças assistirão ao vídeo da Turma da Mônica
"Economizar Água". Logo após, distribuiremos para cada criança o
desenho de uma gotinha de água, para colorirem e depois colarem num palito de
picolé, finalizando um fantoche.
2º MOMENTO: Ao retornarmos do recreio,
contaremos às crianças a história do livro o Rei Bigodeira e Sua Banheira, onde
refletiremos sobre o brincar na hora do banho.
Depois, reuniremos as crianças para a degustação da gelatina.
Para finalizar, gravaremos um vídeo, onde cada criança falará sobre o que
aprendeu na aula.
Duração da Atividade: 2
aulas de 50min.
Recursos
Cartolina nas cores azul
escuro, azul claro e amarelo; papel madeira; papel ofício; gelatinas; água;
copos descartáveis; colheres; imagens de algumas atividades onde utilizamos
água; retroprojetor; Pen Drive com o vídeo “Economizar água” e com as imagens
do livro “O Rei Bigodeira e Sua Banheira”; atividade xerocopiada do desenho de
uma gotinha; lápis de cor; palitos de picolé; fita gomada e câmera fotográfica.
Avaliação
A avaliação se dará por meio da observação dos
alunos durante a realização da atividade e pela intervenção e acompanhamento
fazendo com que a criança reflita sobre a atividade proposta.
Referências
MUHLPOINTNER,
M. D. Água: uso consciente x desperdício. Revista
Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/sequencia-atividades-agua-uso-consciente-x-desperdicio-679622.shtml>.
Acesso em: 03 nov. 2013.
TIA Alê.
Dia da Água 22/03. 2011. Disponível
em: <http://blogtiale.blogspot.com.br/2011/03/dia-da-agua-2203.html>.
Acesso em: 03 nov. 2013.
ÁGUA!
Vamos Economizar. Produção Turma Mônica. Disponível em
<http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY>. Acesso em: 03 nov. 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário