quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PLANOS DE AULA

  • BOLSISTA LAURISTELA NO 6º ANO MANHÃ


PLANO DE AULA DE NOVEMBRO

ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa.
BOLSISTA: Lauristela Rodrigues Lima.
PUBLICO ALVO: Alunos do 6ª ano A.

TEMÁTICA: Classes gramaticais e sintaxe.

OBJETIVO GERAL: Compreender as características do substantivo, verbo, sujeito e predicado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Compreender os substantivos concretos e abstratos;
·         Identificar os verbos;
·         Compreender o conceito sobre sujeito e sua classificação;
·         Compreender o conceito de predicado;

METODOLOGIA:
Aula expositiva que será realizada com explicação sobre substantivo, verbo, sujeito e predicado. Depois os alunos farão a atividade (exercícios) em duplas, devido ao aluno incluso ainda estar em processo de alfabetização, através de uma folha xerocopiada (em anexo).

DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 1aula(50 minutos).

RECURSO:
Lousa, pincel, folha xerocopiada, figuras de jornais (pessoas famosas, animais e objetos) para ilustrar o conteúdo abordado, no caso o substantivo, ajudando os alunos na compreensão do conteúdo.

AVALIAÇÃO:
A avaliação foi diagnostica, pois serviu para identificar o nível de compreensão dos alunos sobre os conteúdos abordados, através de uma folha xerocopiada.

ANEXO

EMEIF VICENTE FIALHO

ALUNO:_______________________________________________
SÉRIE: 6º ANO A – TURNO: ____________ DATA:____/____/___

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

1.     Leia o poema abaixo e classifique os substantivos sublinhados em concretos ou abstratos.

Procura-se algum lugar no planeta
Onde a vida seja sempre uma festa
Onde o homem não mate
Nem bicho nem homem
E deixe em paz
As árvores na floresta.

Procura-se algum lugar no planeta
Onde a vida seja sempre uma dança
E mesmo as pessoas mais graves
Tenham no rosto um olhar de criança.
Autora Roseana Murray.


Planeta:                                             paz:
Vida:                                                 arvores:
Festa:                                                floresta:
Homem:                                            dança:
2.     Sublinhe os substantivos das frases abaixo:
a)     O padrinho foi com o sobrinho para a festa.

b) Levei para o sitio um cavalo, um cachorro e um gato.

c) Maria viajou para Fortaleza ontem.

3.     Sublinhe os verbos, faça um circulo no sujeito e um retângulo no predicado.
a) Ana viajou muito para São Paulo.

b) Os alunos desenhavam despreocupados.

c) Joao e Maria correm muito.

d) Os professores falaram bastante sobre trabalho.

e) Concordamos com suas ideias.

f) Pegaram meu lápis, professor.

g) Precisa-se de carpinteiros.

PLANO DE AULA DE DEZEMBRO

Relatório

Escola: EMEIF Vicente Fialho
Mês/Ano: Dezembro/2012
Bolsista: Lauristela Rodrigues Lima

No mês de dezembro não realizei atividades no 6ª ano A, pois fiquei acompanhando o aluno incluso nas suas avaliações, haja vista que o mês de dezembro foi o período de avaliações bimestrais. Como ele ainda está em processo de alfabetização, li as questões para ele, e o mesmo optava pela resposta, isso aconteceu nas provas de português, literatura e história, sendo que, a prova de português foi a única prova feita fora da sala de aula, devido o aluno incluso ter faltado à primeira chamada e, consequentemente, ter feito a segunda chamada na biblioteca. A professora permitiu que eu aplicasse a prova com ele, então, fiz uso do alfabeto móvel que o ajudou muito na avaliação. Durante a realização da prova identifiquei que o aluno tinha dificuldades fonológicas, pois troca o “z” pelo “s”, o “b” pelo “p”, o “j” pelo “g” e não consegue pronunciá-los corretamente. Os resultados das provas foram positivos, pois o aluno incluso, na maioria das provas, conseguiu aprovação.


  • BOLSISTAS ANA PAULA E ALANA NO 4º ANO MANHÃ


PLANO DE AULA DE NOVEMBRO


Área de Conhecimento: Matemática
Bolsistas: Alana e Ana Paula
Público-Alvo: alunos do 4ª ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 a 14 anos.
Temática: Sistema de numeração decimal
Objetivo Geral:
  • Resolução de operações de adição e subtração
Objetivos Específicos:

  • Interpretar o enunciado das questões
  • Organizar os números das ordens corretas nas parcelas
  • Trabalhar agrupamento e desagrupamento

Metodologia

- Colaremos um Quadro valor de lugar (QVL), feito de papel e canudos, na lousa. Leremos uma questão e a resolveremos no QVL, em seguida na representação numérica (continha), convidaremos algumas crianças para resolverem questões de adição e subtração no QVL. Depois resolverão questões com representação numérica em uma folha xerocopiada (ANEXO 1).

Duração da Atividade: 1 aula com 50 min.
Recursos
Q.V.L., Lousa, Pincel, Folhas xerocopiada com questões de adição e subtração.


Avaliação

A avaliação é do tipo diagnóstica, onde serão coletados dados sobre a compreensão dos alunos com relação ao assunto, através da atividade xerocopiada.


ANEXO 

EMEIF VICENTE FIALHO

ALUNO:_______________________________________________
SÉRIE: 4º ANO – TURNO: ____________ DATA:____/____/____.

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA


01)             Camila tinha 35 papeis de cartas, ganhou 18 de seu pai. Quantos papeis de cartas Camila tem agora?



02)             Gabriel tem 29 bilas a menos que João. Gabriel tem 45 bilas. Quantas bilas João têm?




03)             Pedro tinha alguns reais, mas doou 27 reais para uma obra de caridade e ficou com 56 reais. Quantos reais ele tinha no inicio?




04)             Erika vendeu joias durante 2 dias, no segundo dia ela vendeu 17 joias a menos que o 1º dia. Sendo que no 2º dia ela vendeu 35 joias. Quantas joias ele vendeu no 1º dia?




Área de Conhecimento: Português
Bolsistas: Ana Paula e Alana
Público-Alvo: alunos do 4ª ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 a 14 anos.
Temática: Leitura e Produção Textual
Objetivo:
Perceber se os alunos compreenderão as características de um cartaz, após uma atividade desenvolvida pela professora de sala de aula.
Metodologia:
Produção coletiva: Pediremos aos alunos que formem dois grupos, e para cada um será distribuído uma folha de oficio, lápis e borracha. A atividade consistirá na produção coletiva de um texto, onde os mesmos irão descrever o que aprenderam sobre o cartaz, a escolha de seu tema e o porque. No final solicitaremos que um membro de cada grupo leia o que escreveram. (Atividade em anexo)
Duração da Atividade: 1 aula com 50 min.
Recursos: folha de oficio, lápis e borracha.
Avaliação:
Diagnosticar as dificuldades apresentadas pelos alunos com relação à escrita e analisar a compreensão do conteúdo de Português trabalhado na sala de aula. Para que possamos criar novas possibilidades de aprendizagem.


 PLANO DE AULA DE DEZEMBRO


Área de Conhecimento: Português
Bolsistas: Alana e Ana Paula
Público-Alvo: alunos do 4ª ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 a 14 anos.
Temática: Gênero Textual Bilhete
Objetivo Geral:
  • Reconhecer a função social do bilhete
Objetivos Específicos:

  • Identificar as características (destinatário, assunto, despedida, assinatura e data) de um bilhete.
  • Produzir um bilhete.

Metodologia

- Roda de conversa com a turma para sondarmos o conhecimento prévio dos estudantes sobre o gênero textual bilhete, quem já o produziu, para quem e qual era o assunto.

- Exposição dialogada: Pediremos a alguns alunos que leiam os slides e em seguida explicaremos as afirmações, e identificaremos as características do bilhete nos exemplos. (anexo 1)
- Distribuiremos um modelo de bilhete em branco e solicitaremos que os alunos produzam um bilhete para um colega (combinaremos previamente entre os alunos para que todos recebessem um bilhete) convidando para a confraternização de Natal da turma. (Anexo 2 - produções)
Duração da Atividade: 1 aula com 50 min.
Recursos Data show. Notebook. Slides. Folhas retangulares contendo linhas (imitando o modelo de um bilhete). Lápis. Borracha.
Avaliação: Diagnosticar as dificuldades apresentadas pelos alunos com relação ao gênero textual bilhete, para que possamos criar novas possibilidades de aprendizagem.

Bibliográfica



  •  BOLSISTA FALCÃO JÚNIOR NO 3º ANO MANHÃ

 RELATÓRIO DE DEZEMBRO 


RELATÓRIO PIBID – EMEIF VICENTE FIALHO
Bolsista: Falcão Junior
Supervisora: Adriana Alves
Aluno: Daniel, 3 ano.

Dentro das observações feitas em sala de aula, identifiquei que o aluno Daniel não consegue ter uma melhor interação com os demais alunos porque não se expressa oralmente. As atividades das disciplinas aplicadas em sala de aula e os exercícios de casa são inadequados para seu grau de desenvolvimento. Diante das atividades solicitadas por mim e o uso da prancha constatei essa realidade. O aluno Daniel somente desenvolve atividades de pintura com dificuldade de memorizar letras, partes do corpo humano, ambientes domésticos, animais e objetos. Outra atividade que chama sua atenção são as musicais. Gostaria de ressaltar que o aluno falta com bastante frequência e nos dias que chega a sala de aula, dorme de uma forma incomum. Baseado nessas observações, fizemos a reserva do laboratório de informática para junto ao aluno Daniel, eu e a supervisora Adriana Alves, aplicarmos uma atividade com o objetivo de despertar a atenção do aluno, trabalhando a motricidade e a cognição. A atividade que será desenvolvida será fora do conteúdo passado em sala de aula, onde através do lúdico buscaremos estimulá-lo em vários aspectos, visando resultados positivos para uma melhor qualidade na vida escolar do Daniel, realizando assim a inclusão do mesmo. Com o olhar voltado para a psicogênese de Piaget, compreendemos que o aluno ainda se encontra na fase pré-silábica, como também identifica Ferreiro. Dentro dos estudos de Vigotsky, vemos importância de um maior investimento na sociogenética das fases genéticas do teórico. 



  • BOLSISTAS YOHANA E DAYANNE NO 1º ANO MANHÃ

PLANO DE AULA DE AGOSTO 


Bolsista: Yohana Larissa
Público-Alvo: Alunos inclusos na EMEIF Vicente Fialho
Objetivo Geral: O objetivo central no mês de agosto foi conhecer é conhecer os alunos incluídos na escola, vivenciar as suas realidades, e propor atividades de caráter lúdico, visando sempre a interação maior dos alunos em sala de aula.

Metodologia: Neste momento em sala, iremos conhecer as crianças incluídas, a turma e a professora, a partir de então, poderemos pensar em recursos que serão utilizados futuramente em sala de aula tendo em vista a participação ativa do aluno incluído nas atividades feitas dentro e fora de sala de aula.
Duração da Observação: A observação ocorrerá no período de 15 dias. 


Relatório referente aos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro de 2012.

  

 No mês de setembro participamos do projeto ‘Superando limites’, que visava a sensibilização da escola com relação a inserção do PIBID dentro da escola, e também  mostrar a importância e o que é Inclusão no contexto escolar.
No mês de outubro, atuamos no projeto ‘Brincadeiras Antigas não saem de moda’, neste projeto trabalhamos com as crianças incentivando-as a se divertirem com as brincadeiras de antigamente, foi também neste projeto que fizemos uma confecção de brinquedos recicláveis.
No mês de novembro,começamos a acompanhar a criança incluída que está cursando o 1° ano do ensino fundamental, neste mês que estivemos em sala fizemos algumas poucas intervenções ou mesmo o uso de recursos dentro das atividades propostas pela professora da turma. Também neste mês, continuamos as nossas observações em sala, buscando alternativas para que houvesse uma maior participação, de maneira geral, da criança incluída em sala de aula.
Em dezembro, planejamos o projeto, ‘Canção e Contação’ cujo objetivo é a inserção efetiva da criança incluída na aula através da introdução de músicas e histórias contadas relacionadas ao tema do plano de aula, só que, infelizmente, a professora teve que se ausentar da sala de aula por conta de uma licença médica o que nos impediu de executar o projeto para este mês, a execução do projeto está  prevista para o mês de janeiro.




























































  














                                                             






















































    

















Nenhum comentário:

Postar um comentário