- BOLSISTA LAURISTELA NO 6º ANO MANHÃ
PLANO DE AULA DE NOVEMBRO
ÁREA DE
CONHECIMENTO: Língua Portuguesa.
BOLSISTA:
Lauristela Rodrigues Lima.
PUBLICO
ALVO: Alunos do 6ª ano A.
TEMÁTICA: Classes
gramaticais e sintaxe.
OBJETIVO
GERAL: Compreender as características do substantivo, verbo, sujeito e
predicado.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Compreender os substantivos concretos e
abstratos;
·
Identificar os verbos;
·
Compreender o conceito sobre sujeito e sua
classificação;
·
Compreender o conceito de predicado;
METODOLOGIA:
Aula
expositiva que será realizada com explicação sobre substantivo, verbo, sujeito
e predicado. Depois os alunos farão a atividade (exercícios) em duplas, devido
ao aluno incluso ainda estar em processo de alfabetização, através de uma folha
xerocopiada (em anexo).
DURAÇÃO DA
ATIVIDADE: 1aula(50 minutos).
RECURSO:
Lousa, pincel,
folha xerocopiada, figuras de jornais (pessoas famosas, animais e objetos) para
ilustrar o conteúdo abordado, no caso o substantivo, ajudando os alunos na
compreensão do conteúdo.
AVALIAÇÃO:
A avaliação
foi diagnostica, pois serviu para identificar o nível de compreensão dos alunos
sobre os conteúdos abordados, através de uma folha xerocopiada.
ANEXO
EMEIF
VICENTE FIALHO
ALUNO:_______________________________________________
SÉRIE: 6º ANO A – TURNO: ____________
DATA:____/____/___
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1. Leia o poema abaixo e classifique os substantivos
sublinhados em concretos ou abstratos.
Procura-se algum lugar no planeta
Onde a vida seja sempre uma festa
Onde o homem não mate
Nem bicho nem homem
E deixe em paz
As árvores na floresta.
Procura-se algum lugar no planeta
Onde a vida seja sempre uma dança
E mesmo as pessoas mais graves
Tenham no rosto um olhar de criança.
Autora Roseana Murray.
Planeta: paz:
Vida:
arvores:
Festa:
floresta:
Homem:
dança:
2. Sublinhe os substantivos das frases abaixo:
a) O padrinho foi com o sobrinho para a festa.
b) Levei para o sitio um cavalo, um
cachorro e um gato.
c)
Maria viajou para Fortaleza ontem.
3. Sublinhe os verbos, faça um circulo no sujeito e um
retângulo no predicado.
a) Ana viajou muito para São Paulo.
b) Os alunos desenhavam despreocupados.
c) Joao e Maria correm muito.
d) Os professores falaram bastante sobre
trabalho.
e) Concordamos com suas ideias.
f) Pegaram meu lápis, professor.
g) Precisa-se de carpinteiros.
PLANO DE AULA DE DEZEMBRO
Relatório
Escola: EMEIF Vicente Fialho
Mês/Ano: Dezembro/2012
Bolsista: Lauristela Rodrigues Lima
No mês de dezembro não realizei atividades no 6ª ano A, pois fiquei acompanhando o aluno incluso nas suas avaliações, haja vista que o mês de dezembro foi o período de avaliações bimestrais. Como ele ainda está em processo de alfabetização, li as questões para ele, e o mesmo optava pela resposta, isso aconteceu nas provas de português, literatura e história, sendo que, a prova de português foi a única prova feita fora da sala de aula, devido o aluno incluso ter faltado à primeira chamada e, consequentemente, ter feito a segunda chamada na biblioteca. A professora permitiu que eu aplicasse a prova com ele, então, fiz uso do alfabeto móvel que o ajudou muito na avaliação. Durante a realização da prova identifiquei que o aluno tinha dificuldades fonológicas, pois troca o “z” pelo “s”, o “b” pelo “p”, o “j” pelo “g” e não consegue pronunciá-los corretamente. Os resultados das provas foram positivos, pois o aluno incluso, na maioria das provas, conseguiu aprovação.
- BOLSISTAS ANA PAULA E ALANA NO 4º ANO MANHÃ
PLANO DE AULA DE NOVEMBRO
Área
de Conhecimento: Matemática
Bolsistas:
Alana
e Ana Paula
Público-Alvo:
alunos
do 4ª ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 a 14 anos.
Temática:
Sistema
de numeração decimal
Objetivo
Geral:
- Resolução
de operações de adição e subtração
Objetivos Específicos:
- Interpretar
o enunciado das questões
- Organizar
os números das ordens corretas nas parcelas
- Trabalhar
agrupamento e desagrupamento
Metodologia
- Colaremos um Quadro valor de lugar
(QVL), feito de papel e canudos, na lousa. Leremos uma questão e a resolveremos
no QVL, em seguida na representação numérica (continha), convidaremos algumas
crianças para resolverem questões de adição e subtração no QVL. Depois
resolverão questões com representação numérica em uma folha xerocopiada (ANEXO
1).
Duração
da Atividade: 1 aula com 50 min.
Recursos
Q.V.L., Lousa, Pincel,
Folhas xerocopiada com questões de adição e subtração.
Avaliação
A avaliação é do tipo diagnóstica, onde serão coletados dados sobre a
compreensão dos alunos com relação ao assunto, através da atividade
xerocopiada.
ANEXO
EMEIF VICENTE FIALHO
ALUNO:_______________________________________________
SÉRIE: 4º
ANO – TURNO: ____________ DATA:____/____/____.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
01)
Camila tinha 35 papeis de cartas,
ganhou 18 de seu pai. Quantos papeis de cartas Camila tem agora?
02)
Gabriel tem 29 bilas a menos que
João. Gabriel tem 45 bilas. Quantas bilas João têm?
03)
Pedro tinha alguns reais, mas doou
27 reais para uma obra de caridade e ficou com 56 reais. Quantos reais ele
tinha no inicio?
04)
Erika vendeu joias durante 2 dias,
no segundo dia ela vendeu 17 joias a menos que o 1º dia. Sendo que no 2º dia
ela vendeu 35 joias. Quantas joias ele vendeu no 1º dia?
Área
de Conhecimento: Português
Bolsistas: Ana
Paula e Alana
Público-Alvo: alunos
do 4ª ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 a 14 anos.
Temática: Leitura
e Produção Textual
Objetivo:
Perceber
se os alunos compreenderão as características de um cartaz, após uma atividade
desenvolvida pela professora de sala de aula.
Metodologia:
Produção
coletiva: Pediremos aos alunos que formem dois grupos, e para cada um será distribuído
uma folha de oficio, lápis e borracha. A atividade consistirá na produção
coletiva de um texto, onde os mesmos irão descrever o que aprenderam sobre o
cartaz, a escolha de seu tema e o porque. No final solicitaremos que um membro
de cada grupo leia o que escreveram. (Atividade em anexo)
Duração da Atividade:
1 aula com 50 min.
Recursos:
folha de oficio, lápis e borracha.
Avaliação:
Diagnosticar
as dificuldades apresentadas pelos alunos com relação à escrita e analisar a
compreensão do conteúdo de Português trabalhado na sala de aula. Para que possamos
criar novas possibilidades
de aprendizagem.
PLANO DE AULA DE DEZEMBRO
Área
de Conhecimento: Português
Bolsistas: Alana
e Ana Paula
Público-Alvo: alunos
do 4ª ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 a 14 anos.
Temática: Gênero
Textual Bilhete
Objetivo Geral:
- Reconhecer a função social do bilhete
Objetivos Específicos:
- Identificar
as características (destinatário, assunto, despedida, assinatura e data)
de um bilhete.
- Produzir
um bilhete.
Metodologia
- Roda de conversa com a turma para sondarmos o
conhecimento prévio dos estudantes sobre o gênero textual bilhete, quem já o
produziu, para quem e qual era o assunto.
- Exposição dialogada: Pediremos a alguns
alunos que leiam os slides e em seguida explicaremos as afirmações, e
identificaremos as características do bilhete nos exemplos. (anexo 1)
- Distribuiremos um modelo de bilhete em branco e solicitaremos que os
alunos produzam um bilhete para um colega (combinaremos previamente entre os
alunos para que todos recebessem um bilhete) convidando para a confraternização
de Natal da turma. (Anexo 2 - produções)
Duração
da Atividade: 1 aula com 50 min.
Recursos
Data show. Notebook. Slides. Folhas
retangulares contendo linhas (imitando o modelo de um bilhete). Lápis.
Borracha.
Avaliação:
Diagnosticar
as dificuldades apresentadas pelos alunos com relação ao gênero textual
bilhete, para que possamos criar novas possibilidades de aprendizagem.
Bibliográfica
- BOLSISTA FALCÃO JÚNIOR NO 3º ANO MANHÃ
RELATÓRIO DE DEZEMBRO
RELATÓRIO PIBID – EMEIF VICENTE FIALHO
Bolsista: Falcão Junior
Supervisora: Adriana Alves
Aluno: Daniel, 3 ano.
Dentro
das observações feitas em sala de aula, identifiquei que o aluno Daniel não
consegue ter uma melhor interação com os demais alunos porque não se expressa
oralmente. As atividades das disciplinas aplicadas em sala de aula e os
exercícios de casa são inadequados para seu grau de desenvolvimento. Diante das
atividades solicitadas por mim e o uso da prancha constatei essa realidade. O
aluno Daniel somente desenvolve atividades de pintura com dificuldade de
memorizar letras, partes do corpo humano, ambientes domésticos, animais e
objetos. Outra atividade que chama sua atenção são as musicais. Gostaria de
ressaltar que o aluno falta com bastante frequência e nos dias que chega a sala
de aula, dorme de uma forma incomum. Baseado nessas observações, fizemos a
reserva do laboratório de informática para junto ao aluno Daniel, eu e a
supervisora Adriana Alves, aplicarmos uma atividade com o objetivo de despertar
a atenção do aluno, trabalhando a motricidade e a cognição. A atividade que
será desenvolvida será fora do conteúdo passado em sala de aula, onde através
do lúdico buscaremos estimulá-lo em vários aspectos, visando resultados
positivos para uma melhor qualidade na vida escolar do Daniel, realizando assim
a inclusão do mesmo. Com o olhar voltado para a psicogênese de Piaget,
compreendemos que o aluno ainda se encontra na fase pré-silábica, como também
identifica Ferreiro. Dentro dos estudos de Vigotsky, vemos importância de um
maior investimento na sociogenética das fases genéticas do teórico.
- BOLSISTAS YOHANA E DAYANNE NO 1º ANO MANHÃ
PLANO DE AULA DE AGOSTO
Bolsista: Yohana
Larissa
Público-Alvo: Alunos
inclusos na EMEIF Vicente Fialho
Objetivo Geral: O objetivo central no mês de agosto foi conhecer é conhecer os alunos
incluídos na escola, vivenciar as suas realidades, e propor atividades de
caráter lúdico, visando sempre a interação maior dos alunos em sala de aula.
Metodologia: Neste momento em sala, iremos conhecer as crianças incluídas, a turma e a professora, a partir de então, poderemos pensar em recursos que serão utilizados futuramente em sala de aula tendo em vista a participação ativa do aluno incluído nas atividades feitas dentro e fora de sala de aula.
Metodologia: Neste momento em sala, iremos conhecer as crianças incluídas, a turma e a professora, a partir de então, poderemos pensar em recursos que serão utilizados futuramente em sala de aula tendo em vista a participação ativa do aluno incluído nas atividades feitas dentro e fora de sala de aula.
Duração da Observação: A observação ocorrerá no período de 15 dias.
Relatório referente aos meses de setembro,
outubro, novembro, dezembro de 2012.
No mês de
setembro participamos do projeto ‘Superando limites’, que visava a
sensibilização da escola com relação a inserção do PIBID dentro da escola, e
também mostrar a importância e o que é
Inclusão no contexto escolar.
No mês de outubro, atuamos no projeto ‘Brincadeiras Antigas não saem de moda’,
neste projeto trabalhamos com as crianças incentivando-as a se divertirem com
as brincadeiras de antigamente, foi também neste projeto que fizemos uma
confecção de brinquedos recicláveis.
No mês de novembro,começamos a acompanhar a criança incluída que está cursando o 1° ano do ensino fundamental, neste mês que estivemos em sala fizemos algumas poucas intervenções ou mesmo o uso de recursos dentro das atividades propostas pela professora da turma. Também neste mês, continuamos as nossas observações em sala, buscando alternativas para que houvesse uma maior participação, de maneira geral, da criança incluída em sala de aula.
Em dezembro, planejamos o projeto, ‘Canção e Contação’ cujo objetivo é a inserção efetiva da criança incluída na aula através da introdução de músicas e histórias contadas relacionadas ao tema do plano de aula, só que, infelizmente, a professora teve que se ausentar da sala de aula por conta de uma licença médica o que nos impediu de executar o projeto para este mês, a execução do projeto está prevista para o mês de janeiro.
No mês de novembro,começamos a acompanhar a criança incluída que está cursando o 1° ano do ensino fundamental, neste mês que estivemos em sala fizemos algumas poucas intervenções ou mesmo o uso de recursos dentro das atividades propostas pela professora da turma. Também neste mês, continuamos as nossas observações em sala, buscando alternativas para que houvesse uma maior participação, de maneira geral, da criança incluída em sala de aula.
Em dezembro, planejamos o projeto, ‘Canção e Contação’ cujo objetivo é a inserção efetiva da criança incluída na aula através da introdução de músicas e histórias contadas relacionadas ao tema do plano de aula, só que, infelizmente, a professora teve que se ausentar da sala de aula por conta de uma licença médica o que nos impediu de executar o projeto para este mês, a execução do projeto está prevista para o mês de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário