segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Contação e Reconto de História - Plano de Aula


PROGRAMA INSTITUCUINAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID
SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PLANO DE AULA - PORTUGUÊS
ESCOLA: EMEIF VICENTE FIALHO
DATA: 25/11/13                                     
 ANO: 2º A manhã                                                                                                       BOLSISTA: Ana Paula
ASSUNTO/TEMA
Contação e Reconto de História
OBJETIVO GERAL
  • Despertar nos alunos a atenção e o interesse pela leitura.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
  • Identificar personagens da história
  • Estimular a linguagem oral.
  • Estimular a expressão corporal
  • Promover a participação de todos os alunos.

CONTEÚDOS
  • Linguagem
METODOLOGIAS
  • Contação da história: “O Pescador, O Anel e O Rei.”
  • Reconto da história com dramatização
ATIVIDADES PREVISTAS
  1. Contação da história: O “Pescador, O Anel e O Rei.”.
  2.  Reconto da história com dramatização






10h00 - 11h
RECURSOS
 Caixa Surpresa, acessórios como: chapéu coroa anel, peixe e pandeiro.
TEMPO
10h00 às 11h (1h00m)
AVALIAÇÃO DO ALUNO
Será por meio de observações da participação do aluno durante a atividade.




sexta-feira, 22 de novembro de 2013

VII Encontro de práticas docentes

Fernanda, Lauristela, Paula, Professora examinadora Denise, Carol e Alana na apresentação de baners
Yohana apresentando seu Baner
Adriana e Carmensita
Professora Adriana apresentando seu trabalho
 



Classes gramaticais e sintaxe.



PLANO DE AULA DE NOVEMBRO - 2013

ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa.
BOLSISTA: Lauristela Rodrigues Lima.
PUBLICO ALVO: Alunos do 6ª ano A.

TEMÁTICA: Classes gramaticais e sintaxe.

OBJETIVO GERAL: Compreender as características do substantivo, verbo, sujeito e predicado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Compreender os substantivos concretos e abstratos;
  • Identificar os verbos;
  • Compreender o conceito sobre sujeito e sua classificação;
  • Compreender o conceito de predicado;

METODOLOGIA:
Aula expositiva que será realizada com explicação sobre substantivo, verbo, sujeito e predicado. Depois os alunos farão a atividade (exercícios) em duplas, devido ao aluno incluso ainda estar em processo de alfabetização, através de uma folha xerocopiada (em anexo).

DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 1aula(50 minutos).

RECURSO:
Lousa, pincel, folha xerocopiada, figuras de jornais (pessoas famosas, animais e objetos) para ilustrar o conteúdo abordado, no caso o substantivo, ajudando os alunos na compreensão do conteúdo.

AVALIAÇÃO:
A avaliação foi diagnostica, pois serviu para identificar o nível de compreensão dos alunos sobre os conteúdos abordados, através de uma folha xerocopiada.
ANEXO

EMEIF VICENTE FIALHO

ALUNO:_______________________________________________
SÉRIE: 6º ANO A – TURNO: ____________ DATA:____/____/___

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

  1. Leia o poema abaixo e classifique os substantivos sublinhados em concretos ou abstratos.

Procura-se algum lugar no planeta
Onde a vida seja sempre uma festa
Onde o homem não mate
Nem bicho nem homem
E deixe em paz
As árvores na floresta.

Procura-se algum lugar no planeta
Onde a vida seja sempre uma dança
E mesmo as pessoas mais graves
Tenha no rosto um olhar de criança.
Autora Roseana Murray.




Planeta:                                             paz:
Vida:                                                 arvores:
Festa:                                                floresta:
Homem:                                            dança:


  1. Sublinhe os substantivos das frases abaixo:
a)      O padrinho foi com o sobrinho para a festa.

b) Levei para o sitio um cavalo, um cachorro e um gato.

c) Maria viajou para Fortaleza ontem.

  1. Sublinhe os verbos, faça um circulo no sujeito e um retângulo no predicado.
a) Ana viajou muito para São Paulo.

b) Os alunos desenhavam despreocupados.

c) Joao e Maria correm muito.

d) Os professores falaram bastante sobre trabalho.

e) Concordamos com suas ideias.

f) Pegaram meu lápis, professor.
g) Precisa-se de carpinteiros